O setor DeFi viu uma enorme quantidade de dinheiro fluindo para seu ecossistema somente neste ano de 2021. Tanto que a atividade de negociação em grandes bolsas descentralizadas (DEXs) aumentou mais de 500% – ultrapassando os volumes de negociação nas populares bolsas de criptomoedas centralizadas (CEXs), de acordo com um novo relatório da empresa de análise Chainalysis.
O relatório destacou a competição acirrada entre as bolsas centralizadas neste ano, com os comerciantes buscando as melhores plataformas para negociar em meio ao boom do mercado desde janeiro. O volume de transações em exchanges aumentou significativamente ao longo do ano e, embora não seja constante, mostra uma tendência geral de aumento.
No entanto, algumas bolsas centralizadas foram superadas por DEXs, com protocolos como Curve, PancakeSwap e Uniswap aumentando em cerca de 550% durante o primeiro e o segundo trimestre de 2021. As plataformas de negociação descentralizadas foram as bolsas mais ativas em comparação com outros modelos de negócios desde o primeiro trimestre de 2019.
Durante o primeiro trimestre de 2021, as bolsas centralizadas competiram ferozmente com o boom do mercado de criptomoedas. Segundo a empresa:
“Isso pode ser por uma série de razões. Talvez os novos usuários sejam mais propensos a ouvir falar de bolsas maiores e, portanto, procurá-las quando decidem comprar sua primeira criptomoeda.
Ou talvez a liquidez superior das bolsas maiores lhes permita atrair os maiores operadores. Nossa análise sugere que o número de cripto-ativos exclusivos disponíveis desempenha um grande papel na taxa de sobrevivência das bolsas durante o período de tempo estudado. ”
Em contraste, o número de DEXs e corretores OTC (over-the-counter) disparou a partir do primeiro trimestre de 2019. A atividade do DeFi durante 2021 até eclipsou a atividade em plataformas centralizadas, com o valor total recebido por DEXs indo de US$ 10 bilhões em julho de 2020 para um ATH de US$ 368 bilhões em maio de 2021.
O setor DeFi está atualmente passando por um boom, com mais instituições acessando o ecossistema. O que tornou o financiamento descentralizado mais atraente para as instituições é o surgimento de novos protocolos L-1 com melhores taxas para stablecoins e pares ETH / BTC.
Mais instituições estão usando a ETH para tomar emprestado e emprestar em vários aplicativos descentralizados, de acordo com um relatório do terceiro trimestre da empresa de ativos digitais Genesis.
O setor DeFi está oferecendo uma ampla gama de inovações tecnológicas para atender o mercado financeiro. As corporações multinacionais estão até tentando testar a tecnologia DeFi.
Leia mais: Twitter vai ter uma equipe dedicada para aplicações descentralizadas