Ícone do site Criptonizando

Facebook anuncia oficialmente o lançamento de sua moeda digital, saiba detalhes

facebook criptomoeda

Imagem: Alpari https://www.alpari.org/

Junto à cerca de duas dúzias de parceiros, o Facebook anunciou oficialmente, nesta terça-feira (18), o lançamento de sua moeda digital em 2020.

A criptomoeda, que recebeu o nome de Libra, será usada para realizar pagamentos na internet e na própria plataforma de mídia social.

Libra foi descrita como “uma nova moeda global”, e tem o potencial de trazer as criptomoedas para o mainstream. A moeda usa a tecnologia blockchain, que sustenta outros criptoativos, como o Bitcoin (BTC).

O ativo é uma stablecoin (moeda estável), ou seja, diferente do BTC, estará atrelada a moedas fortes, como o dólar e euro, para diminuir as chances de oscilação dos preços.

O anúncio sobre o lançamento resultou numa alta de 4,24% nas ações do Facebook, subindo mais de 2% nas negociações pré-mercado.

Protótipo

Um protótipo da Libra foi lançado como um código aberto para ser usado por desenvolvedores interessados em transformá-lo em aplicativos, serviços ou negócios antes do lançamento como moeda digital global no próximo ano.

Facebook critica blockchains atuais e deve lançar versão de testes na próxima semanahttps://t.co/VL795PGxYj pic.twitter.com/i53yDEwSfF

— Criptonizando (@criptonizando) June 15, 2019

Libra Association

A supervisão da criptomoeda ficará por conta de uma associação sem fins lucrativos sediada em Genebra, na Suíça, mantendo uma reserva de ativos no mundo real para manter seu valor estável.

A Libra Association estreou com 28 membros, incluindo Mastercard, Visa, Stripe, Kiva, Paypal, Lyft, Uber e Women’s World Banking.

Segundo o diretor de políticas e comunicações da Associação, Dante Disparte, a iniciativa tem o potencial de permitir que mais de um bilhão de pessoas “sem banco” ao redor do mundo tenham acesso ao comércio online e serviços financeiros.

“Acreditamos que se você der às pessoas acesso a dinheiro e oportunidades com o menor custo, como a própria internet fez no passado com informações, você poderá criar muito mais estabilidade do que a que tivemos até agora”, afirmou.

O chefe de pagamentos e riscos da Uber, Peter Hazlehurst, também falou sobre o projeto:

“Libra tem o potencial de preencher a lacuna entre redes financeiras tradicionais e novas tecnologias de moeda digital, enquanto reduz os custos para todos.”

Facebook terá sua própria carteira digital

A gigante das mídias sociais também está desenvolvendo sua própria carteira digital, Calibra, no Messenger e WhatsApp.

A iniciativa tem o objetivo de permitir que usuários enviem Libra com a mesma facilidade com a qual enviam mensagens de texto.

“Vemos isso como um complemento da missão do Facebook de conectar as pessoas onde quer que elas estejam; isso inclui permitir que elas troquem valor”, disse à AFP o vice-presidente de operações da Calibra, Tomer Barel.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile