Ícone do site Criptonizando

Facebook mais próximo de lançar sua criptomoeda, saiba mais detalhes

facebook criptomoeda projeto libra

O Facebook deu mais um passo em direção a criação de sua criptomoeda de codinome ‘Projeto Libra’.

De acordo com a Reuters, a companhia registrou uma nova empresa de tecnologia financeira na Suíça, com foco em tecnologia blockchain e pagamentos.

A empresa, nomeada Libra Network, foi registrada no dia 2 de maio em Genebra.

Seu objetivo é “fornecer serviços nas áreas de finanças e tecnologia, bem como o desenvolvimento e produção de software e infraestrutura relacionados”.

O foco será principalmente em “investimentos, pagamentos, financiamento, gerenciamento de identidade, análise de dados, big data, blockchain e outras tecnologias.”

Origem do Projeto

Mark Zuckerberg publicou em sua página no Facebook, em 4 de janeiro de 2018, que uma de suas missões para aquele ano era aprender mais sobre criptomoedas.

Em maio do mesmo ano, houve a criação de um grupo focado em explorar aplicações da tecnologia blockchain em todo o Facebook, liderado por David Marcus, ex-diretor do Messenger, que na época também era membro do conselho da Coinbase.

Mais tarde, o site Cheddar informou, em 13 de dezembro de 2018, que a mídia social estava planejando criar uma moeda digital descentralizada para seus 2 bilhões de usuários.

Pouco mais de uma semana depois, veio à tona a informação de que o Facebook estava criando sua própria moeda: um stablecoin para transferências de dinheiro dentro do WhatsApp, informou a Bloomberg.

A história foi posteriormente confirmada pelo New York Times, que disse também que o projeto estava “tão longe, que a mídia social havia conversado com exchanges de criptomoedas sobre vender a moeda do Facebook para usuários.”

Um dos jornalistas que escreveu a reportagem no NYT publicou em seu Twitter, há pouco mais de um mês, que o Facebook estava em busca de US$ 1 bilhão em fundos para financiar o projeto secreto da criptomoeda.

No início deste mês, o Wall Street Journal informou que o Facebook estava recrutando dúzias de empresas financeiras e comerciantes online para ajudar a lançar um sistema de pagamento baseado em criptomoedas.

De acordo com o jornal, a mídia social também estaria se comunicado com gigantes como Visa e Mastercard para conseguir o financiamento do projeto.

Carta aberta do Comitê Bancário do Senado dos EUA

A informação sobre essa busca do Facebook por financiadores, levou à publicação de uma carta aberta do Comitê de Assuntos Bancários, Habitacionais e Urbanos do Senado dos EUA para Mark Zuckerberg.

Na carta, o comitê cita o fato de que, em 2018, o Facebook havia pedido para que os bancos norte-americanos compartilhassem informações financeiras detalhadas sobre os consumidores.

Segundo o comitê, isso levou especialistas a se perguntarem sobre “as extensas práticas de coleta de dados do Facebook e se qualquer um dos dados coletados pelo Facebook está sendo usado para fins que deveriam sujeitar o Facebook ao Fair Credit Reporting Act.”

O Fair Credit Reporting Act é uma lei federal que detalha como as informações de crédito do consumidor podem ser coletadas, usadas e compartilhadas.

Carta aberta do Comitê Bancário do Senado dos EUA

Depois do escândalo da Cambridge Analytica e do vazamento de documentos que mostram que o Facebook usava dados pessoais dos usuários para ajudar amigos e punir rivais, não é surpresa para ninguém que a mídia social deixa muito a desejar na questão de privacidade.

Só nos resta esperar para saber como vai funcionar o Projeto Libra, e se o Facebook ainda possui a confiança de seus usuários o suficiente para fazer com que sua criptomoeda dê certo no mercado.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile