O Facebook decidiu mudar o nome da carteira digital da Libra após anunciar os novos rumos que o negócio vai tomar agora que o projeto original da moeda foi abandonado.
A carteira, antigamente intitulada Calibra, agora passa a se chamar Novi, segundo anúncio nesta terça-feira (26).
O nome, segundo David Marcus, cocriador da Libra e chefe da Novi Financial, veio para acabar com a confusão a respeito dos projetos da moeda Libra e da carteira Calibra.
No Twitter, o executivo afirmou que a mudança de nome se deu porque desde o anúncio sobre a Libra “ficou claro que houve mais confusão do que queríamos”.
Really excited to unveil our new name today! Calibra is now Novi. After announcing @Libra_ last summer, it became clear that there was more confusion than we wanted. 1/3 pic.twitter.com/EvRUnyf4aA
— David Marcus (@davidmarcus) May 26, 2020
O novo nome é inspirado nas palavras em latim para “novo” (“novus”) e “caminho” (“via”). O logotipo da Libra foi incluído na nova marca:
“Com Novi, o envio de dinheiro vai ser tão fácil como enviar uma mensagem”, diz a companhia, alegando que não haverá cobranças para adicionar, enviar, receber ou sacar dinheiro. As transferências devem chegar “instantaneamente”, afirma.
Antes de lançar o produto mundialmente, o Facebook planeja lançar o Novi em alguns países selecionados assim que a rede principal da Libra estiver ativa, oferecendo pagamentos além-fronteiras.
A carteira ficará disponível como um aplicativo independente e integrado ao Facebook, Messenger e WhatsApp.
Para usá-la, os usuários deverão se identificar com a identidade emitida pelo governo e o aplicativo contará com proteções contra fraudes (KYC).
Apesar da existência da Novi, a Libra poderá ser armazenada em várias carteiras.
Facebook abandonou a ideia original da Libra
A gigante das mídias sociais anunciou em abril a mudança radical no projeto da Libra após forte pressão regulatória.
Agora, o projeto deve lançar stablecoins de moeda única, lastreadas em dólar americano, euro, libra esterlina e dólar de Singapura.