FBI prende homem que hackeou rede social da SEC

Estados Unidos - Bitcoin (BTC)

O Federal Bureau Investigation (FBI) prendeu Eric Council, jovem de 25 anos que supostamente foi o responsável por invadir o perfil no X da SEC (Securities and Exchange Commission), instituição que regula o mercado de valores mobiliários dos Estados Unidos.

Na ocasião, o perfil da instituição publicou que havia aprovado a negociação de ETFs de Bitcoin. No entanto, a informação era falsa. Somente algumas semanas depois a SEC finalmente aprovou os ETFs, após anos de espera.

Ataque de chip

O ataque foi realizado através de um esquema de troca de chip SIM. Uma vez que o ataque de troca de chips foi executado, o hacker obteve acesso a todos os sistemas que utilizavam o número de telefone para realizar a autenticação.

O hacker foi capaz de enganar a operadora telefônica através do roubo de dados pessoais. Notavelmente, o hacker teria recebido um pagamento em bitcoin pela publicação.

O ataque parece não ter sido apenas uma brincadeira, mas sim um esquema de manipulação de mercado. Após o anúncio, o preço do BTC disparou cerca de US$ 1000, até que a informação foi desmentida.

Portanto, há a possibilidade que trades tenham sido feitos com base na informação sobre o ataque. Como os atacantes sabiam que o preço provavelmente reagiria de forma positiva, eles poderiam ter montado posições alavancadas com antecedência.

Os ETFs foram aprovados, e atualmente acumulam dezenas de bilhões em valor de mercado. De fato, a aprovação dos fundos está sendo benéfica para o ativo digital.

Leia mais: 45% dos investidores têm interesse em ETFs de criptomoedas, revela estudo

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon outubro 20, 2024

Receita de mineradores de Bitcoin atinge alta de dois meses

Escrito por Sabrina Coin
Michael Saylor possui mais de US$1 bilhão em bitcoin (BTC)
icon outubro 19, 2024

Ações da MicroStrategy se valorizaram 1620% desde 2020

Escrito por João Victor
Ninguém gosta do Ethereum agora, afirma CIO da Bitwise (1)
icon outubro 18, 2024

Ethereum deve alcançar 100 mil transações por segundo, destaca Vitalik Buterin

Escrito por João Victor