Ícone do site Criptonizando

Fernando Ulrich diz que fracasso da Libra pode ajudar o Bitcoin

fernando ulrich criptomoedas bitcoin libra

Foto: Divulgação

Fernando Ulrich, especialista em criptoeconomia e analista-chefe da corretora de criptomoedas XDEX, acredita que o Bitcoin pode se beneficiar caso o projeto da stablecoin Libra, do Facebook, não vá para frente.

A gigante das mídias sociais, que se uniu a 28 parceiros para formar a Libra Association — uma associação que administrará o ativo a ser lançado em 2020 —, está encontrando diversos obstáculos impostos pelos reguladores americanos para seguir com os planos da moeda digital.

As autoridades americanas alegam se preocupar com a questão da privacidade, segurança e confiabilidade da empresa a respeito dos dados dos usuários, embora exijam poder monitorar movimentações para evitar fraudes, como lavagem de dinheiro.

Em entrevista à Reuters, Ulrich demonstrou não acreditar que o Facebook não vai dar conta de atender todas as exigências das autoridades:

“O Facebook utilizou bastante a palavra inclusão financeira, desbancarização no mundo. Mas na prática eu não sei como ele vai conseguir fazer para atender todas as exigências de regulação”, afirmou. “Acho que vai ficar mais no campo dos sonhos do que na realidade da inclusão financeira.”

O economista afirmou que, devido ao escândalo da Cambridge Analytica envolvendo o vazamento de dados dos usuários do Facebook para a empresa, o Congresso norte-americano ainda sente que tem negócios inacabados com a companhia de Mark Zuckerberg.

“Se elevar demais o tom ou isso se tornar uma briga maior, a moeda pode nem sair do papel”, disse o especialista.

Em vista das questões regulatórias que tem enfrentado, o Facebook recentemente admitiu a possibilidade de que seu projeto possa realmente não ser concluído.

Contudo, a Libra é um projeto centralizado, o que impossibilidade comparações com o Bitcoin e outras criptomoedas, afirma Ulrich. Segundo ele, o eventual fracasso da moeda do Facebook pode ser bom para as criptomoedas.

“O bitcoin não pode ser encerrado pelas autoridades por decreto ou vontade política. Isso é impossível, é como querer acabar com a lei da gravidade… Acho que reforça cada vez mais (a tese do bitcoin). O bitcoin, por ironia do destino, pode acabar sendo ainda o grande beneficiado dessa história toda.”

Ao falar sobre o mercado das criptomoedas no Brasil, Ulrich disse que o crescimento não será linear:

“Para mim, a tendência é sim de crescimento, mas um crescimento que não será linear. Haverá percalços, solavancos no caminho”, concluiu.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile