Ícone do site Criptonizando

Fintech de empréstimos P2P com blockchain é apoiada pelo Banco Central do Brasil

blockchain-bitcoin-criptomoedas

O Banco Central do Brasil está apoiando uma fintech de empréstimos P2P com tecnologia blockchain por meio do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift), uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Fenasbac.

Conforme relatado pelo Cointelegraph, foram 20 propostas selecionadas que incluem as tecnologias blockchain, inteligência artificial, modelos de pagamento e novos modelos de aplicação para tecnologias já consagradas no mercado.

Entre os 20 projetos, 17 concluíram o ciclo de desenvolvimento de protótipos, incluindo a P2P Lending, uma plataforma digital de concessão de crédito para pequenas e médias empresas no modelo peer-to-peer (ou seja, sem intermediários) usando DLT.

Segundo a fintech, trata-se de uma empresa onde “investidores que buscam maior rentabilidade encontram oportunidades de investimento e empresas conseguem uma taxa mais justa”.

Por meio de um matketplace de crédito criado pela solução, o usuário que quer um empréstimo cria a proposta que recebe uma classificação de risco. Enquanto isso, o investidor analisa a proposta junto ao risco e realiza o empréstimo.

De acordo com a P2P Lending, a solução “usa a tecnologia de registro digital distribuído para reduzir os custos de infraestrutura tecnológica, operacional e proporcionar uma possibilidade de escala maior”.

Uso de DLT para ampliar a escala e reduzir custos operacionais e de infraestrutura tecnológica. Os dados são encriptados para privacidade, as transações são irrevogáveis, os participantes ao conectarem na rede têm acesso a APIs para realizarem operações automatizadas se desejarem, promovendo o conceito de Open banking”, explica.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile