Ícone do site Criptonizando

FMI sugere que criptomoedas substituirão dinheiro tradicional em futuro próximo

Um novo documento do Fundo Monetário Internacional (FMI) sugere que o dinheiro e os depósitos bancários podem ficar para trás, à medida que o dinheiro digital e as criptomoedas experimentem uma maior adoção.

A nota intitulada “A ascensão do dinheiro digital” e publicada na última segunda-feira, mostra como as empresas de tecnologia estão competindo cada vez mais com grandes bancos e empresas de cartão de crédito.

“As formas digitais de dinheiro estão cada vez mais nas carteiras dos consumidores, assim como nas mentes dos formuladores de políticas. Os pagamentos e depósitos bancários estão lutando contra esse valor monetário armazenado eletronicamente, denominado e indexado a uma moeda como o euro ou o dólar ”.

Em última análise, o caixa e os depósitos bancários “enfrentarão uma dura concorrência e poderão até ser superados” por essas novas formas de transferência de valor, adverte a nota.

O documento também indica que as stablecoins “podem ser mais convenientes como meio de pagamento”, mas os autores questionam a estabilidade de seu valor.

O artigo ainda diz que “Os bancos devem ser capazes de promover uma luta contra essas novas empresas de pagamento, oferecendo melhores serviços ou produtos similares ao dinheiro eletrônico”.

O artigo aborda diferentes tipos de novos mecanismos de pagamento, incluindo “i-money”: um “equivalente ao dinheiro eletrônico”

Como um exemplo de i-money, a nota cita diretamente o projeto Libra do Facebook – que deve ser atrelado a uma cesta de moedas fiduciárias e títulos do governo.

Quanto à regulação, os bancos centrais terão um “papel muito importante” no futuro do dinheiro eletrônico, estabelecendo regras que teriam forte influência sobre sua adoção.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile