Ícone do site Criptonizando

Fórum Econômico Mundial elogia mineração de bitcoin e seus benefícios ambientais

Mineração de Bitcoin

Mineração de Bitcoin

O Fórum Econômico Mundial (WEF), instituição não governamental fundada por Klaus Schwab, está agora endossando a mineração de bitcoin e criptomoedas e seus potenciais benefícios ao meio ambiente. 

A instituição publicou um vídeo institucional demonstrando como empresas de mineração estão utilizando gás natural que seria desperdiçado para minerar criptoativos. O CEO da Crusoe Energy, Chase Lochmiller, comenta sobre a atividade da sua empresa:

“Ao fazer isso [utilizar energia desperdiçada], não apenas criamos uma enorme redução de emissões desta fonte de energia anteriormente desperdiçada, mas também podemos produzir infraestrutura de computação de custo ultra baixo, aproveitando essa forma de energia ociosa.”

A publicação do vídeo demonstra uma mudança de postura da instituição, que anteriormente já criticou o uso intensivo de energia da mineração de bitcoin. Atualmente, os mineradores de BTC consomem mais energia elétrica que alguns países, como a Argentina.

Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, a maior detentora corporativa de bitcoin, comentou sobre a publicação do WEF:

“Até o @WEF está reconhecendo os benefícios ambientais da mineração de Bitcoin.”

Mineração e produção de energia

Uma boa parte da energia produzida globalmente é efetivamente desperdiçada por uma série de razões inerentes a este setor. Em especial, as produtoras de petróleo e gás natural descartam anualmente bilhões em gás ocioso, também conhecido como flare gás, que é queimado na atmosfera.

Esse desperdício ocorre pois em muitos casos não é economicamente viável construir tubulações para encanar este gás. Diferente do petróleo, o gás não pode ser facilmente armazenado e transportado, obrigando as empresas a literalmente jogar este recurso fora.

Como a mineração é uma atividade com baixas margens de lucro, ela tende a se alocar onde os recursos são mais eficientes. Desta forma, grande parte da eletricidade direcionada ao setor é proveniente de fontes que seriam de outra forma desperdiçadas.

Algumas regiões, como o Texas, estão incentivando a mineração como forma para otimizar a produção de eletricidade, fornecendo aos produtores uma nova renda através da mineração.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile