Ícone do site Criptonizando

França se rende às criptomoedas e testará euro digital em 2020

frança euro digital criptomoedas bitcoin-cbdc-parceiro-hsbc-accenture-moeda-digital-criptomoeda-banco

François Villeroy Galhau, governador do Banco da França, anunciou na quarta-feira (04) que uma moeda digital para instituições financeiras será testada em 2020 pelo banco central.

O anúncio foi feito durante uma conferência organizada por dois grandes reguladores franceses: a Autoridade Francesa de Supervisão e Resolução Prudencial e a Autorité des marchés financiers (regulador do mercado de ações da França).

“Nós pretendemos começar o experimento rapidamente e lançar uma chamada de projetos (para participantes do setor privado) até o final do primeiro trimestre de 2020”, disse Galhau. A notícia foi confirmada pelo Banco da França no Twitter.

Inicialmente, o projeto do euro digital será usado entre bancos, e não pelos cidadãos comuns. De acordo com o governador do Banco da França, uma moeda digital para clientes de varejo “estaria sujeita a vigilância especial”, e acrescentou:

“Limites nos valores de transações anônimas, como já é feito na França para pagamentos em dinheiro eletrônico ou em dinheiro físico, podem ser introduzidos para esse fim”, afirmou.

Três vantagens do euro digital

Galhau apontou ainda três vantagens sobre a criação de um euro digital. A primeira, segundo ele, é que poderia garantir o acesso do cliente ao dinheiro do banco central, onde o dinheiro está perdendo espaço.

Em segundo, poderia ser mais eficiente tokenizar o euro, particularmente para atividades de liquidação e pós-mercado.

Já a terceira vantagem para Galhau, é que manteria a soberania dos bancos centrais à luz de rivais como a Libra do Facebook, cujo desenvolvimento está ameaçado de bloqueio pela França, sob o argumento do ministro de finanças do país, Bruno Le Maire, de que a stablecoin ameaça a “soberania monetária”.

Galhau quer que a França se torne o primeiro país a emitir uma criptomoeda do banco central (CBDC). Contudo, isso coloca o país numa disputa com a China e seu Renminbi digital.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile