FTX e CFTC chegam a acordo sobre reivindicação de US$4 bilhões

A FTX realizou um acordo com a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC).

A decisão, que ainda depende de aprovação judicial, é um complexo arranjo em relação a uma reivindicação de US$4 bilhões da CFTC.

Sob os termos acordados, esse valor será subordinado às reivindicações e juros dos demais credores. Em outras palavras, quaisquer valores que seriam destinados à Comissão serão direcionados a um Fundo Suplementar de Remissão.

A criação desse fundo irá fornecer compensação extra aos investidores lesados pela FTX, mas sua ativação só ocorrerá após todos os credores serem pagos com juros e somente se houver excedente de fundos disponíveis.

Um ponto de destaque do acordo é o reconhecimento de que os credores com investimentos relacionados a criptomoedas foram especialmente prejudicados pelas supostas condutas ilegais da exchange. Esse reconhecimento é atribuído, em parte, ao impacto de mais de 200 declarações de vítimas enviadas ao juiz responsável pelo caso.

Apesar do avanço representado pelo acordo, a medida não passou sem controvérsias. Alguns credores argumentam que a massa falida da FTX está, na prática, utilizando os ativos das vítimas para pagar multas governamentais decorrentes de falsas declarações da empresa à CFTC. Esses credores defendem que as multas deveriam ser pagas somente após a compensação integral das vítimas, aos preços de mercado atuais.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Bitcoin bilionário: novo plano para acesso a tesouro perdido

Escrito por Thiago Barboza
stablecoins
icon julho 7, 2025

Stablecoins explodem: dólar domina o futuro

Escrito por Conny Chu
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu