Ícone do site Criptonizando

Fundação Filecoin e Harvard fecham acordo para digitalizar informações

filecoin-critpomoeda-altcoin

A Filecoin Foundation for the Decentralized Web (FFDW) anunciou que apoiará uma iniciativa em conjunto com o Library Innovation Lab (LIL) da Universidade de Harvard chamado programa “Democratizing Open Knowledge”. 

Com o apoio da FFDW, a LIL planeja explorar tecnologias descentralizadas que podem preservar informações digitais.

Embora haja muita informação para consumir atualmente, é difícil verificar o que é legítimo e há uma quantidade significativa de desconfiança em relação às principais fontes da mídia. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, os níveis de confiança dos americanos na mídia caíram para níveis recordes em uma recente pesquisa Gallup publicada este mês. 

Dos adultos americanos pesquisados, apenas 16% disseram ter “bastante” confiança nas publicações de notícias de hoje e apenas 11% confiam nas notícias da televisão. 

O Democratizing Open Knowledge visa ajudar as bibliotecas a “compartilhar conhecimento por meio da tecnologia”. 

As tecnologias incluem ferramentas específicas como a rede Filecoin e o Interplanetary File System (IPFS). 

O anúncio na quarta-feira detalha ainda que o FFDW ajudará o LIL a avançar com a ideia de aumentar o acesso à informação por meio de tecnologias descentralizadas.

“A FFDW tem a missão de preservar as informações mais importantes da humanidade”, explicou a presidente da FFDW, Marta Belcher, em comunicado. 

“Esta colaboração permitirá que o Library Innovation Lab explore como as tecnologias descentralizadas podem resolver os desafios do mundo real para preservar dados críticos, e estamos entusiasmados em apoiar o programa Democratizing Open Knowledge da Library”, acrescentou Belcher.

O IPFS é essencialmente um sistema ponto a ponto (P2P) para armazenar e acessar arquivos, sites, aplicativos e dados em um sistema de arquivos distribuído. 

O Filecoin é um blockchain de código aberto criado pela Protocol Labs e é construído sobre a rede distribuída IPFS. 

De acordo com o anúncio do FFDW na quarta-feira passada, o LIL e o FFDW planejam combater o linkrot, explorar a criação de arquivos e proteger dados de pesquisa valiosos. 

O LIL já construiu ferramentas e sites como perma.cc , opencasebook.org e o LIL Caselaw Access Project.

Por meio de esforços colaborativos, a LIL e a FFDW querem abordar como a tecnologia pode ajudar a estabelecer “fontes confiáveis” e a “preservação a longo prazo de informações digitais”.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile