Ícone do site Criptonizando

Fundador da Binance envia carta pedindo desculpas ao tribunal

Binance substitui BUSD por stablecoins concorrentes em seu fundo de segurança

Changpeng Zhao, fundador e ex-CEO da Binance, apresentou uma carta de desculpas ao tribunal que vai julgar os seus crimes financeiros.

Zhao, que se declarou culpado de acusações criminais no início deste ano, expressou pesar antes da data da próxima sentença:

“Peço desculpas por minhas decisões erradas e aceito total responsabilidade.”

CZ disse que reconhece que deveria ter introduzido mudanças de conformidade na Binance em um estágio inicial, observando que a exchange acabou introduzindo controles “rigorosos” sob sua liderança.

Ele enfatizou que “se entregou voluntariamente e assumiu a responsabilidade” no caso atual, esperando resolver a questão perante o tribunal para que possa “tentar novamente”.

“Tenha certeza de que [isso] nunca mais acontecerá. Por favor, aceite minha garantia de que este será meu único encontro com o sistema de justiça criminal…”

Zhao apoiou seu pedido de uma segunda chance descrevendo uma carreira “não convencional”, na qual viveu uma vida simples e devolveu o dinheiro dos investidores após startups fracassadas.

Zhao também apresentou um lado altruísta, alegando que se envolveu com criptoativos porque a área oferece “inclusão e oportunidades iguais”. Zhao disse que espera financiar pequenos laboratórios de biotecnologia e causas relacionadas à juventude.

Dezenas de outras pessoas também escreveram cartas de apoio, incluindo familiares, amigos, funcionários da Binance, voluntários e usuários, bem como funcionários da indústria e do governo.

A cofundadora da Binance, Yi He – que também é esposa de CZ – reconheceu os erros da Binance, mas elogiou a “justiça, integridade e senso de responsabilidade” de Zhao.

Ela também citou a tentativa fracassada da Binance de resgatar a FTX em 2022 como um incidente que levou Zhao a melhorar a privacidade da Binance, tornando os próprios endereços da exchange transparentes e adicionando outros recursos de responsabilidade.

A coleção de cartas incluiu envios do CEO da JAN3 e ex-CSO da Blockstream, Samson Mow, do CEO do Bitfury Group, Val Vavilov, e do CEO da Paxos Asia, Richmond Teo.

As cartas retratam coletivamente Zhao como um CEO comprometido com a Binance e sua família, ao mesmo tempo que leva uma vida modesta.

Sair da versão mobile