Roman Storm, co-fundador do mixer de criptomoedas Tornado Cash, foi acusado de uma série de crimes financeiros, e será julgado em dezembro.
O Tornado Cash é um software de anonimização de moedas nativo da rede Ethereum. Através do protocolo, é possível ofuscar a origem das moedas. O Tornado é um software de código aberto, e os seus criadores não possuem controle sobre quem utiliza a ferramenta.
Roman Storm e Roman Semenov são acusados de conspiração para cometer lavagem de dinheiro, conspiração para operar um negócio de transferência de dinheiro sem licença, bem como de outros crimes.
Precedente perigoso
Efetivamente, os fundadores do Tornado Cash não lavaram dinheiro, apenas criaram uma ferramenta que foi utilizada para diversas finalidades. No entanto, grupos criminosos e hackers utilizaram o Tornado Cash para lavar dinheiro vindo de atividades ilícitas.
Dessa forma, o tribunal acredita que os desenvolvedores são de alguma forma responsáveis pelas atividades na plataforma. Este é um precedente perigoso para o mercado de criptomoedas.
Caso este entendimento se estenda, desenvolvedores de código aberto podem ser responsabilizados por como suas ferramentas são utilizadas. Por exemplo, o criador do Ethereum poderia ser responsabilizado por crimes cometidos utilizando a rede blockchain.
Jake Chervinsky, Diretor Jurídico da Variant Fund, afirmou que este processo é “um ataque à liberdade dos desenvolvedores de software em todos os lugares”. Além disso, a decisão do tribunal é uma “uma perversão da lei e uma farsa da justiça”.