Games: como a blockchain pode aperfeiçoar a experiência de usuários e desenvolvedores​

A tecnologia blockchain chegou como uma grande inovação em questão de segurança, privacidade e velocidade para armazenar, acessar e dispersar informações utilizando a criptografia. Devido a tantos benefícios, seu uso está sendo implantado em diversas áreas, e pode ser útil para gamers e desenvolvedores de jogos, apontou o Hackernoon em publicação no último domingo (14).

Uma plataforma baseada em blockchain conecta os desenvolvedores diretamente aos usuários finais, os jogadores. Assim, acaba a necessidade de intermediários na comunicação entre ambos os lados, que agora podem entrar em contato para executar a criação do jogo.

Outro benefício é que com a implementação de rede blockchain, os jogadores tem a oportunidade de comprar e vender itens no jogo usando criptomoedas, e seus itens e ativos serão armazenados em um meio seguro para realizar as transações.

Além disso, os jogadores poderão levar seu perfil público de um jogo para outro e usar suas criptomoedas do mesmo perfil em diferentes jogos.

Com as baixas despesas para o processamento de pagamentos no blockchain, os criadores podem ganhar mais dinheiro por menos compras no jogo, isso devido ao fato de que as taxas com criptomoedas são mínimas nas microtransações.

O blockchain possui sistema bitcoin código aberto, por isso, os desenvolvedores tem a possibilidade de criar ativos virtuais raros, como espadas, braços, escudos ou outros acessórios in-game, tornando-os mais valiosos.

Com o intuito de incentivar a adoção da tecnologia na indústria dos games, em março deste ano, a Forte, provedora de plataformas de videogame baseadas em blockchain, em parceria com a Ripple, criou um fundo de $100 milhões para incentivar desenvolvedores de jogos com interesse em aplicar a tecnologia blockchain nas lojas in-game, de acordo com publicação do Fortune.

Recentemente, a famosa plataforma de jogos Multi-Online Battle Arena (MOBA), League of Legends (LoL), se juntou ao ecossistema de recompensa blockchain, Refereum, para permitir que os usuários ganhem criptomoedas durante o jogo, publicou o Crypto Shib em janeiro deste ano.

Embora a plataforma LoL não seja baseada no blockchain, a atitude mostra que cada vez mais a indústria de jogos se move em direção à inovação que o blockchain representa.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon maio 14, 2025

Tether vai investir US$ 459 milhões em BTC na sua nova empresa

Escrito por Thiago Barboza
TRON (TRX)
icon maio 15, 2025

Sistema de energia da TRON impulsiona a evolução blockchain

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon maio 16, 2025

Ethereum hoje: ETH pode atingir US$ 3 mil em maio?

Escrito por Thiago Barboza