O economista e ganhador do Prêmio Nobel, Paul Krugman, fez críticas ao apoio da indústria de tecnologia a Donald Trump, destacando sua posição favorável às criptomoedas.
Krugman argumenta que o Bitcoin é economicamente inútil e serve principalmente para propósitos ilícitos, como lavagem de dinheiro e extorsão.
Segundo ele, a proposta de Trump de criar uma reserva nacional da criptomoeda equivale a um resgate governamental de uma indústria envolvida em escândalos e com impactos ambientais negativos.
Krugman argumenta que, apesar de toda a empolgação, a maioria das pessoas, incluindo Trump, sabe muito pouco sobre criptomoedas.
Embora tenha sido introduzido há 15 anos, o Bitcoin permanece inutilizado para transações legítimas fora do ecossistema cripto, segundo Krugman. Ele citou uma pesquisa de 2022 que aponta que o uso primário da cripto é para lavagem de dinheiro e extorsão.
O economista observou que os entusiastas das criptomoedas agora veem Trump como um aliado político chave. Eles conseguiram incorporar posições anti-regulatórias na plataforma do Partido Republicano para 2024, opondo-se a uma moeda digital do Federal Reserve e pedindo o fim do que os democratas chamam de “opressão cripto antiamericana”.