Gigante russa Rostec vai testar pagamentos com criptomoedas no comércio internacional

O Rostec, o maior conglomerado industrial e de tecnologia russo, está se preparando para lançar um projeto dedicado à integração de criptomoedas em transações internacionais.

A principal tarefa será limitar os efeitos negativos das sanções sobre as atividades dos importadores e exportadores russos que estão sofrendo uma pressão crescente.

A economia russa, especialmente as operações de comércio exterior, foi duramente atingida pelas restrições financeiras impostas pelo Ocidente sobre a intervenção militar de Moscou na Ucrânia. 

Propostas para legalizar o uso de ativos financeiros digitais em acordos com parceiros, incluindo criptomoedas, stablecoins e o próximo rublo digital, vêm ganhando apoio entre as autoridades.

Falando durante a conferência “Digital Finance: New Ways of Development” no Fórum Econômico Oriental desta semana, a diretora-gerente de projetos nacionais da Rostec, Anna Sharipova, revelou que a corporação está explorando a possibilidade de testar ativos digitais como meio de pagamento para importações e exportações. 

A decisão será realizada sob o regime legal experimental para comércio eletrônico na Ilha Russky, na costa de Vladivostok, a segunda maior cidade do Extremo Oriente russo.

Citado pelo site de notícias Bits.media, o executivo de alto escalão disse que o mercado agora está extremamente interessado em introduzir criptomoedas nas relações comerciais internacionais. 

Separados por fronteiras, fornecedores e consumidores buscam sistemas de liquidação modernos e eficientes diante de várias restrições decorrentes das sanções, elaborou Sharipova. 

Os especialistas da Rostec estão atualmente desenvolvendo uma estratégia de lançamento para o projeto, apoiada por participantes do mercado e autoridades locais.

A notícia de Vladivostok vem depois que o vice-ministro das Finanças, Alexey Moiseev, revelou nesta semana que seu departamento e o Banco Central da Rússia estudaram criptomoedas e chegaram à conclusão de que o governo russo precisa legalizar e regular pagamentos internacionais em ativos digitais o mais rápido possível. 

O chefe do Comitê de Mercado Financeiro da Duma do Estado, Anatoly Aksakov, também pediu a adoção de um marco legal relevante. 

O Banco da Rússia indicou mais tarde que pretende também promover seu rublo digital para o mesmo propósito.

No final de agosto, o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, elogiou os ativos digitais como uma “alternativa segura” que pode garantir pagamentos internacionais ininterruptos. 

Em julho, o chefe do órgão fiscalizador financeiro da Rússia, Rosfinmonitoring, Yuri Chikhanchin disse que os pagamentos de criptomoedas são aceitáveis ​​no comércio exterior. 

Em junho, a Rostec anunciou que havia desenvolvido uma alternativa baseada em blockchain para o sistema global de mensagens de pagamento SWIFT, do qual vários bancos russos foram desconectados. 

O sistema foi projetado para facilitar o processamento de liquidações internacionais e o armazenamento de moeda digital.

Leia mais: Estados Unidos bane Tornado Cash, mixer do Ethereum

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Dogecoin, Ethereum e Solana: Altcoin Sherpa revela suas expectativas para os próximos dias
icon novembro 24, 2024

Dogecoin, Ethereum e Solana: Altcoin Sherpa revela suas expectativas para os próximos dias

Escrito por Sabrina Coin
República na Rússia enfrenta crise energética com fazendas de Bitcoin escondidas em cavernas
icon novembro 21, 2024

Rússia proíbe mineração durante o inverno em algumas regiões

Escrito por João Victor
Mais um comissário anti-criptomoedas anuncia saída da SEC
icon novembro 24, 2024

Mais um comissário anti-criptomoedas anuncia saída da SEC

Escrito por Sabrina Coin