Ícone do site Criptonizando

Golpe com falsos agentes federais mira investidores de criptomoedas

Golpe com falsos agentes federais mira investidores de criptomoedas

Pexels

A Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos Estados Unidos (CISA) emitiu um alerta sobre o aumento de golpes envolvendo a falsa personificação de funcionários do governo.

A tática dos criminosos consiste em utilizar nomes e cargos oficiais para enganar investidores e obter acesso a suas criptomoedas. Assim, a CISA reforça que seus funcionários jamais solicitarão transferências de dinheiro, seja em espécie, criptomoedas ou cartões-presente.

Phil Larratt, diretor de investigações da Chainalysis, ressalta que os golpes continuam sendo uma grande ameaça ao ecossistema cripto. Em 2023, mais de US$4,6 bilhões foram perdidos em fraudes envolvendo bitcoin e altcoins, com destaque para os golpes de personificação, que causaram um prejuízo médio de US$948.

Duas táticas se destacam entre os golpes mais comuns: o phishing de aprovação e os “drenos de cripto”. No primeiro, os criminosos utilizam aplicativos falsos de criptomoedas para obter acesso às carteiras dos usuários. Já os “drenos de cripto” são sites fraudulentos que induzem as vítimas a conectar suas carteiras e aprovar transações que concedem controle total dos fundos aos golpistas.

Sair da versão mobile