Ícone do site Criptonizando

Golpes utilizam Inteligência Artificial para roubar criptomoedas

Michael Saylor

Michael Saylor

Tem havido um número crescente de golpes utilizando Inteligência Artificial (IA), à medida que as tecnologias de Deep Fake se aperfeiçoam. Michael Saylor, fundador da MicroStrategy, apontou que diversos vídeos falsos criados por IA estão circulando no Youtube, a fim de aplicar golpes.

As IAs generativas são capazes de gerar ou clonar rostos e vozes, algo que pode ser potencialmente utilizado para aplicar golpes envolvendo criptomoedas.

Saylor afirmou no X (Twitter):

“Aviso: Minha equipe de segurança tem retirado um vídeo deepfake gerado por IA apresentando golpes de negociação e distribuição de #Bitcoin da MicroStrategy no @YouTube a cada 15 minutos. Tenha cuidado e lembre-se de que não existe almoço grátis.”

Os golpes mais comuns consistem em realizar uma distribuição falsa de bitcoins. Dessa forma, as pessoas são influenciadas a dar suas moedas, para em troca receber os ativos em dobro, por exemplo. No entanto, este não passa de um golpe simples, mas que ainda assim pode enganar algumas pessoas.

Um deep fake de Saylor afirmou:

“Durante este evento único, você tem a oportunidade de ganhar uma parte de 1.000 BTC e 10.000 ETH . Confira as regras e não perca esta oportunidade. Você só pode participar uma vez! Nosso modelo é baseado em resultados garantidos”.

Com o avanço das IAs, diferenciar vídeos falsos de verdadeiros deve se tornar uma tarefa cada vez mais difícil ao longo do tempo. Este rápido avanço certamente terá impacto em todos os mercados.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile