Ícone do site Criptonizando

Golpistas estão hackeando youtubers e aplicando golpes de criptomoedas

youtube

Os canais invadidos do YouTube usam imagens de celebridades de criptomoedas, como o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, e o CEO da Binance, Changpeng Zhao, para atrair marcas inocentes.

Na semana passada, aconteceu com Adam Jicha, um Youtuber, cujo canal de jogos ‘Roth Wellden’ tinha mais de 300.000 seguidores.

Adam solicitou ajuda do YouTube pelo twitter para tentar solucionar o problema.

Someone hacked my YouTube Channel with over 310,000 Subscribers and deleted all my videos. What to do? I cant contact anyone, please help. @YTCreators

— Roth Wellden (@RothWellden) December 28, 2019

O Youtube retornou o contato de Adam uma semana depois, mas os vídeos já havia sido excluídos e seu apelido “Wellden” foi retirado do canal e substituído pela imagem de Changpeng Zhao, CEO da gigante exchange de criptomoedas Binance.

A conta invadida de Adam exibiu apenas uma única transmissão ao vivo: “BinanceLive: entrevista com o CEO da Binance”, que prometeu lançar 5.000 Bitcoins aos clientes. Tudo que precisava fazer, era enviar as criptomoedas para um endereço e os criadores do vídeo prometia devolver ainda mais.

A transmissão era falsa, o CEO da Binance, não estava dando Bitcoins de graça. O caso aconteceu por conta que Adam recebeu e-mail para colaborar com o Gamegloom.com, um site falso que prometia oferecer um serviço de streaming de videogame (semelhante ao Stadia do Google).

No e-mail, Adam recebeu uma chave de ativação de um aplicativo para transmitir jogos de PC para smartphones, mas era falso. Adam havia baixado um keylogger; um serviço que rastreia todas as chaves inseridas no seu computador.

O Youtuber, rapidamente executou um programa antivírus, alterou todas as senhas e formatou o computador. Mas foi em vão, os hackers tinham uma cópia do seu RG, cartão de identidade, para invadir a conta.

Alguns dias depois, a conta de Adam estava sendo vendida por um fornecedor da dark web, por 0,45 bitcoins (cerca de US$3.300). O Youtuber recuperou sua conta em 31 de dezembro.

Problemas de fraude de criptomoedas no YouTube

Várias contas dos Youtubers foram invadidas e transformadas em canais que deveriam ser administrados por Brad Garlinghouse, CEO da Ripple.

Atualmente, as contas do Garlinghouse ainda têm milhares de seguidores e estão enviando vídeos incentivando os espectadores a doarem dinheiro para um endereço. Ao enviar a XRP para um endereço, é prometido o dobro de retorno. Um desses canais falsos do Garlinghouse ainda exibe vídeos.

Em nota, o Youtube ressaltou a segurança das contas:

“Levamos a segurança da conta muito a sério e notificamos regularmente os usuários quando detectamos atividades suspeitas. Incentivamos os usuários a habilitar a autenticação de dois fatores como parte do Controle de segurança da conta do Google, o que diminui o risco de invasão. Se um usuário tiver motivos para acreditar que sua conta foi comprometida, poderá notificar nossa equipe para proteger a conta e recuperar o controle ”

A falta de atitude do Youtube em relação aos Youtubers hackeados ocorre em meio à sua decisão de proibir centenas de canais de notícias de criptomoedas.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile