Google cria divisão voltada para blockchain

Google - Bitcoin, criptomoedas, blockchain

O Google está lançando uma nova divisão de blockchain como parte de seu grupo Labs. A divisão será liderada por Shivakumar Venkataraman, vice-presidente de engenharia do Google.

O novo setor da big tech se concentrará em “blockchain e outras tecnologias de computação distribuída e armazenamento de dados de última geração”, de acordo com um e-mail obtido pela Bloomberg.

Embora a empresa esteja envolvida em certos projetos de blockchain, tem sido muito cautelosa em ser associada ao mercado de criptomoedas.

A nova divisão será direcionada para a experimentação dessas tecnologias descentralizadas sob a supervisão do grupo Labs. 

O Labs é uma divisão experimental que agrupa todos os esforços de AR e VR (Realidade Aumentada e Realidade Virtual) e outros projetos potenciais na área de tecnologia.

O grupo também inclui uma incubadora interna para projetos chamada Área 120.

Esse desenvolvimento é visto por alguns analistas como uma resposta à forma como outras empresas como a Meta estão crescendo para incluir essas novas tecnologias em seu modelo de negócios.

A empresa, cuja postura sobre criptomoedas era delicada, até chegou a banir toda a publicidade relacionada ao setor. Esta decisão só foi revertida recentemente.

Desde então, a companhia realizou uma parceria com a Coinbase e a Bitpay, duas exchanges de criptomoedas, para permitir que os clientes armazenem cripto-ativos em cartões digitais.

Além disso, no ano passado, a empresa também firmou parceria com a Bakkt, uma plataforma digital, para permitir que os usuários gastem criptomoedas usando seu cartão na plataforma Google Pay.

O presidente de comércio do Google, Bill Ready, comentou sobre a visão que a empresa tem sobre o mercado de criptomoedas e seus possíveis usos. Na época, Ready afirmou:

“Cripto é algo em que prestamos muita atenção. À medida que a demanda do usuário e a demanda do comerciante evoluem, evoluiremos com ela.”

A empresa também anunciou recentemente que estava contratando um ex-executivo do Paypal, Arnold Goldberg, como parte de um esforço para incluir novos serviços em sua plataforma, incluindo criptomoedas.

Leia mais: El Salvador compra mais 410 bitcoins na queda

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoin supera US$ 100 mil com dados de inflação dos EUA
icon janeiro 6, 2025

Bitcoin volta a ser cotado acima de US$ 100 mil

Escrito por Thiago Barboza
criptomoedas promissoras
icon janeiro 6, 2025

5 criptomoedas promissoras que podem explodir esta semana

Escrito por Ebo Victor
BlackRock Recomenda Alocação de Até 2% em Bitcoin para Portfólios Balanceados
icon dezembro 30, 2024

Preço do Bitcoin cai com alto fluxo de saídas dos ETFs

Escrito por Thiago Barboza