Ícone do site Criptonizando

Governo Biden cria força tarefa para combate a corrupção com criptomoedas

O governo Biden publicou a Estratégia dos Estados Unidos para Combate à Corrupção – um documento que descreve a política anticorrupção do governo relacionada também ao mercado de criptomoedas.

O documento define uma abordagem governamental à corrupção sob cinco pilares. Especificamente, o pilar três – que trata da responsabilização de atores – visa as criptomoedas com uma nova força-tarefa do Departamento de Justiça (DOJ).

“O DOJ utilizará uma força-tarefa recém-criada, a National Cryptocurrency Enforcement Team, para se concentrar especificamente em investigações e processos complexos de uso indevido de criptomoeda”, afirma o documento.

A força-tarefa se concentrará em “crimes cometidos por exchanges de moedas virtuais, serviços de combinação e tombamento e agentes de infraestrutura de lavagem de dinheiro”.

Governo Biden e as criptomoedas

No verão, a força-tarefa de criptomoedas do governo começou a chegar às manchetes após uma reunião virtual com o Congresso em junho. Na época, a vice-conselheira de segurança nacional Anne Neuberget disse que o governo estava trabalhando para reprimir o uso de criptomoedas em atividades financeiras ilícitas. 

Parte do motivo pelo qual a administração Biden tem estado tão preocupada com o mercado de criptomoedas foi o envolvimento da indústria em alguns dos ataques de ransomware durante o ano.

Após os ataques de ransomware Colonial Pipeline e a JBS, o DOJ anunciou que elevaria o ransomware a um nível de prioridade semelhante ao terrorismo.

Além disso, as criptomoedas também atrapalham a eficácia do regime de sanções dos Estados Unidos ao permitir uma alternativa aos seus inimigos geopolíticos, algo que reforça ainda mais a demanda e necessidade de uma rede monetária, como o Bitcoin.

“Essas tecnologias oferecem aos atores malignos oportunidades de manter e transferir fundos fora do sistema financeiro baseado em colarinhos. Eles também capacitam nossos adversários que procuram construir novos sistemas financeiros e de pagamentos e pretendem diminuir o papel global do dólar “, disse o Departamento do Tesouro no início deste ano.

Qual sua opinião sobre as sanções americanas? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: O governo dos EUA está minerando Bitcoin, afirma o conselheiro da Casa Branca

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile