A Casa Branca está tentando persuadir o Congresso a aprovar um imposto sobre mudanças climáticas de 30% sobre mineradores de criptomoedas como parte da sua próxima proposta federal.
Conforme relatado pelo Yahoo News, o Conselho de Assessores Econômicos do presidente planeja publicar uma postagem de blog no site da Casa Branca na terça-feira justificando o imposto especial de consumo como um “exemplo dos esforços do governo para combater as mudanças climáticas e reduzir os preços da energia”.
“Atualmente, as empresas de cripto-mineração não precisam pagar o custo total que impõem aos outros, na forma de poluição ambiental local, preços mais altos de energia e impactos do aumento das emissões de gases de efeito estufa no clima”, afirmou a CEA em seu post.
O imposto seria escalonado ao longo de 3 anos, começando em 10% no primeiro ano antes de subir para 20% e eventualmente 30% nos dois anos seguintes. Em 10 anos, geraria uma receita estimada em US$ 3,5 bilhões.
Um economista da CEA que conversou com o Yahoo acrescentou que os benefícios econômicos da mineração cripto permanecem “incertos”, enquanto ainda há preocupações sobre a estabilidade financeira e os riscos ambientais do setor.
Em abril de 2022, um grupo de políticos democratas assinaram uma carta à Agência de Proteção Ambiental (EPA) para investigar se as empresas de mineração estavam violando os estatutos ambientais.
Os bitcoiners responderam com sua própria carta à agência no mês seguinte, desmentindo vários equívocos sobre os danos da mineração de Bitcoin.
A comunidade geralmente se opõe estritamente às tentativas de regular a indústria de mineração ou alterar o código do Bitcoin para remover a mineração de suas operações.
Os críticos do imposto de consumo proposto por Biden acreditam que a taxa visa arbitrariamente formas específicas de consumo de energia.
“Isso deixa claro que eles não gostam da indústria. Eles estão procurando maneiras de restringir isso”, disse Tom Mapes, diretor de política energética da Câmara de Comércio Digital, ao Yahoo News.
“Esta é apenas uma maneira de ir atrás da indústria que eles não apoiam.”