O Banco da China (BOCI) anunciou a emissão de títulos no valor de 200 milhões de yens (cerca de US$ 28 milhões) dentro da blockchain Ethereum (ETH). Estas notas são destinadas a clientes da Ásia-Pacífico e poderão ser negociadas por meio do banco UBS.
Uma das funções do Ethereum e de outras blockchains públicas é permitir a tokenização de ativos do mundo real. A blockchain traz vantagens para os mercados financeiros, permitindo maior transparência, confiança, estabilidade e eventuais reduções de custos.
Este movimento é benéfico para o ETH, token nativo da blockchain, visto que para tokenizar ativos na rede, é necessário possuir o criptoativo.
Potencialmente, as blockchains podem ser utilizadas no futuro como plataformas para tokenização de diversos produtos financeiros, como ações, títulos de dívida, commodities e outros.
Curiosamente, a China parece estar mais amigável ao mercado de criptoativos, à medida que os Estados Unidos travam uma guerra regulatória contra o setor. A notícia foi compartilhada pelo CEO da Binance, Changpeng Zhao.
Ying Wang, vice-CEO do BOCI, comentou sobre o projeto:
“O BOCI está muito satisfeito por estar na vanguarda da inovação em finanças de tecnologia e finanças digitais.
Trabalhando em conjunto com o UBS, estamos conduzindo a simplificação dos mercados e produtos de ativos digitais para clientes na Ásia-Pacífico por meio do desenvolvimento de produtos estruturados digitais baseados em blockchain, projetados especificamente para clientes na Ásia-Pacífico.
Somos encorajados pela evolução da economia digital de Hong Kong e estamos comprometidos em promover a transformação digital e o desenvolvimento inovador da indústria financeira de Hong Kong.”