Ícone do site Criptonizando

Governo da Turquia regulará exchanges de criptomoedas

Governo da Turquia regulará exchanges de criptomoedas

O governo da Turquia pretende regulamentar as exchanges de criptomoedas, após duas corretoras bloquearem o acesso dos clientes. A Turquia pretende criar um banco central para custódia dos ativos digitais. 

As autoridades regulatórias podem exigir que as exchanges de criptomoedas mantenham uma certa quantia de capital em dinheiro em mãos e introduzem requisitos de credenciais para os executivos da corretora. 

De acordo com o relatório da Bloomberg, a decisão tem como objetivo prevenir os investidores turcos caso a exchange não tenha como cumprir suas obrigações. A estrutura regulatória pode ser concluída em poucas semanas. 

Duas exchanges bloquearam acesso dos clientes

Na última semana, a exchange de criptomoedas Thodex, parou de negociar e bloqueio os clientes para não fazerem retiradas. O CEO Fatih Faruk Özer afirmou se tratar de um ataque hacker.

Entretanto, até mesmo o governo suspeitou da Thodex, que solicitou a apreensão de funcionários, computadores e ainda congelou contas bancárias. Além disso, a Turquia iniciou a extradição do CEO Fatih Faruk Özer na Albânia. 

O CEO teria viajado quando a exchange parou de funcionar. Contudo, outra exchange, Vebitcoin, bloqueou os usuários alegando que as transações “intensas” haviam colocado a empresa em uma posição crítica. 

O governo da Turquia também congelou as contas dos responsáveis e iniciou uma investigação. O diretor-executivo da Vebitcoin, Ilkar Bas, e três outros funcionários foram presos nesta semana. Por conta disso, a Turquia pretende regulamentar as exchanges de criptomoedas para resguardar os clientes. 

Além disso, no início do mês, o banco central proibiu o uso de processadores de pagamento em criptomoeda, dificultando o serviço de pagamento local para depositar e sacar liras turcas para as exchanges estrangeiras. 

As exchanges locais possuem um melhor relacionamento com os bancos turcos e não foram tão afetadas com a proibição. Por fim, os acontecimentos dos últimos dias podem fazer o governo propor novas regulamentações para as criptomoedas.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile