Ícone do site Criptonizando

Governo da Ucrânia faz parceria com Stellar e moeda dispara

Governo da Ucrânia faz parceria com Stellar e moeda dispara

Reprodução/Coinpedia

O Ministério de Transformação Digital da Ucrânia fez parceria com Stellar Development Foundation (SDF) para a criação de uma moeda digital do banco central (CBDC).

Conforme reportou o Ledger Insights, a SDF irá trabalhar com a Ucrânia para desenvolver uma infraestrutura de ativos digitais, com o objetivo de tornar o país inovador no mercado financeiro.

Após o anúncio da nova parceria, a criptomoeda Stellar (XLM) teve uma alta de 28%, sendo negociada em US$0,17 e por R$0,90.

A criptomoeda Stellar possui algumas semelhanças com a Ripple (XRP), sendo uma tecnologia de pagamentos de código aberto. A XLM é um fork da XRP, tornando-se uma “cópia” da Ripple.

O vice-ministro do Ministério da Transformação Digital, Oleksandr Bornyakov, comentou que  o projeto inclui a criação do CBDC, uma vez que a maioria dos países líderes já estão desenvolvendo sua própria moeda.

O projeto irá criar “desenvolvimento da infraestrutura de uma moeda digital nacional ucraniana (CBDC). A maioria dos principais países do mundo está desenvolvendo suas próprias moedas digitais nacionais”, declara Oleksandr.

Segundo o vice-ministro, “o Banco Nacional da Ucrânia está pesquisando a possibilidade de implementação do CBDC desde 2017”.

A parceria também irá ajudar no desenvolvimento de um mercado de ativos virtuais no país, e auxiliará na implementação de stablecoins utilizando a blockchain Stellar.

De acordo com a CEO e diretora-executiva da Stellar Development Foundarion, Denelle Dixon, “acreditamos que os ativos digitais e as moedas digitais nacionais são uma das inovações mais importantes de nossas vidas e estamos entusiasmados por desempenhar um papel na criação da infraestrutura de ativos digitais da Ucrânia”.

A Stellar já está conversando com vários outros governos que queiram emitir suas moedas digitais nacionais dos bancos centrais, os CBDCs, utilizando a tecnologia blockchain Stellar.

A SDF está sendo uma das poucas plataformas em blockchain escolhida por autoridades governamentais para o desenvolvimento de um CBDC.

O governo e a SDF pretendem começar o projeto neste ano e ainda nesse mês será divulgado o cronograma de atividade com o governo da Ucrânia.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile