Ícone do site Criptonizando

Governo dos Estados Unidos impõe novas sanções a instituições ligadas à Rússia

Ananda Cripto

Ananda Cripto

O Gabinete de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) intensificou os seus esforços de aplicação da lei, reforçando o seu controle sobre indivíduos e entidades que operam nos setores de serviços financeiros e tecnologia na Rússia, especialmente aqueles envolvidos em ativos virtuais.

A agência de execução alegou que estes indivíduos e entidades desempenharam um papel crucial na facilitação de transações ou na prestação de serviços destinados a ajudar outras entidades designadas a contornar as sanções impostas pelos EUA.

O subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian E. Nelson afirmou:

“A Rússia está cada vez mais a recorrer a mecanismos de pagamento alternativos para contornar as sanções dos EUA e continuar a financiar a sua guerra contra a Ucrânia. À medida que o Kremlin procura alavancar entidades no espaço da tecnologia financeira, o Tesouro continuará a expor e a perturbar as empresas que procuram ajudar as instituições financeiras russas sancionadas a reconectarem-se ao sistema financeiro global.”

A lista de empresas inclui fintechs localizadas em Moscou, como B-Crypto, Masterchain, Atomaiz, Veb3 Tekhnologii e Veb3 Integrator.

Em seu comunicado à imprensa, o OFAC destacou que Netex24 e Bitpapa têm um histórico de envolvimento em transações com bancos, exchanges de criptomoedas e mercados darknet sancionados pelo OFAC, usando criptomoedas.

De acordo com as descobertas da plataforma de inteligência blockchain, a Netex24 facilitou transferências para bancos russos sancionados, como Tinkoff e Sberbank, juntamente com instituições semelhantes.

Uma análise mais aprofundada dos dados da rede nos últimos dois anos revela transferências significativas de fundos facilitadas tanto pela Netex24 quanto pela Bitpapa para entidades sancionadas.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile