Ícone do site Criptonizando

Governo dos EUA pode congelar as retiradas de bancos americanos, afirma analista

Dólar

O gerente de fundos de hedge e especialista em macroeconomia Hugh Hendry acaba de emitir um grande alerta sobre o sistema bancário dos EUA e a economia americana como um todo.

Em uma nova entrevista na Bloomberg Markets, Hendry afirmou que o pânico em massa e a fuga de capitais do setor bancário dos EUA são inteiramente justificados.

Hendry diz que um declínio adicional na oferta de dinheiro M2, que em parte rastreia o dinheiro em contas correntes líquidas, pode convencer o governo dos EUA a intervir e impedir que os cidadãos retirem seu capital do sistema bancário.

“Às vezes é meio relevante entrar em pânico. Eu recomendaria que você entrasse em pânico. Você viu a maior queda em cascata no M2 agora. M2 são depósitos, não empréstimos. São os depósitos que fogem do sistema e vão para os fundos do mercado monetário.

Isso pode chegar a um ponto em que o Tesouro e o Fed podem ter que entrar e realmente restringir o direito de um cidadão americano de retirar dinheiro do setor bancário dos EUA”.

Hendry diz que a fuga de capitais dos bancos americanos não é apenas sobre o medo de que o FDIC garanta depósitos acima de US$ 250.000, e uma garantia geral sobre os depósitos não resolveria o problema.

“Existe fuga de capitais, fuga de depósitos do setor bancário em busca de rentabilidade. Eu temo isso, não digo isso levianamente, mas em 1934 o Federal Reserve Act confiscou ouro de cidadãos americanos.

Estamos no ponto em que os funcionários do Fed e do Tesouro, tenho certeza, estão considerando um portão como um bloqueio para os depósitos bancários dos EUA.”

Quando se trata de onde os americanos podem colocar seu capital em meio à incerteza, Hendry diz que sua escolha são os títulos do Tesouro dos EUA e, potencialmente, o Bitcoin.

“É hora de possuir o título mais odiado do universo, os ultralong Treasuries. Sei que todos pensam que temos um problema de inflação. Foi um choque de oferta, e um choque de oferta precisa da manifestação de mais e mais impressões bancárias de empréstimos para impulsioná-lo no futuro. Estamos recebendo o oposto. Os ultra longos estão negociando dois a três desvios padrão abaixo do ETF.

O Bitcoin é algo que eu poderia conceber como uma classe de ativos que poderia ser negociada três ou quatro vezes mais nos próximos cinco anos. Não há outra classe de ativos que eu possa fazer essa determinação.”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile