A CFTC (Comissão de Negociação de Futuros de Commodities), instituição do governo dos Estados Unidos, moveu processos contra 4 corretoras de criptomoedas: Cryptoiminerstrade Expert Stocks Zone, FalconForexBot e Swiftminingexpert.
A CFTC é uma instituição responsável por regular o mercado de commodities e contratos futuros no país. Notavelmente, o CFTC é responsável pela regulação das negociações de bitcoin e ether, visto que estes criptoativos são classificados como commodities digitais.
As empresas mencionadas estavam operando sem as licenças devidas, e deverão interromper suas negociações.
Regulação nos EUA
Outra instituição que tem movido processos contra corretoras de criptomoedas é a SEC (Securities and Exchange Commission), que regula o mercado de valores mobiliários.
A SEC já alegou em processos que ADA e outros criptoativos são classificados como valores mobiliários, isto é, contratos de investimento. Portanto, empresas e instituições do mercado de criptomoedas poderiam ser processadas por emitir títulos sem a autorização da instituição.
No entanto, a SEC não tem sido clara em suas regulações. Não há nenhum argumento conclusivo para classificar BTC e ETH como commodities e ADA e SOL como valores mobiliários.
Muitos atores da indústria acreditam que a SEC está travando uma batalha regulatória prejudicial para o mercado.
Donald Trump, que está concorrendo à presidência dos Estados Unidos, prometeu remover Gery Gensler da presidência da SEC.
Além disso, Trump afirmou que os EUA devem liderar a indústria de ativos digitais, incluindo a mineração de Bitcoin.
Leia mais: Processo coletivo contra OpenSea: Usuários afirmam que NFTs são títulos não registrados