Ícone do site Criptonizando

Governo dos EUA sancionam novo mixer de criptomoedas

Dólar - EUA st

Dólar - EUA

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA tomou medidas decisivas contra o mixer de Bitcoin Sinbad.io, sancionando-o na quarta-feira por seu suposto papel na facilitação de atividades de lavagem de dinheiro norte-coreanas. 

A investigação do Tesouro liga Sinbad ao Grupo Lazarus, um notório grupo de hackers cibernéticos patrocinado pelo Estado da Coreia do Norte.

O Sinbad não foi usado apenas nesses hacks específicos, mas também na lavagem de lucros de outros grandes roubos, como Stake.com, CoinEx, FTX e BadgerDAO. 

A pesquisa da Elliptic no início de 2023 sugeriu que Sinbad poderia ser uma versão renomeada do Blender.io, o primeiro misturador de criptomoedas a enfrentar sanções da OFAC em maio de 2022. 

O Blender.io foi penalizado por lavar milhões em nome do Grupo Lazarus da Coreia do Norte. As semelhanças entre Sinbad e Blender são impressionantes, com evidências sugerindo que os mesmos indivíduos ou grupos podem operar ambas as plataformas. 

Isto inclui padrões de transação, estruturas de serviço, uso de linguagem e até designs de sites, todos apontando para uma forte conexão entre os dois misturadores.

A proliferação do crime com criptoativos na Coreia do Norte tem sido uma preocupação crescente, com os EUA tomando medidas proativas para combater estas atividades ilícitas. 

A sanção do Sinbad faz parte de uma estratégia mais ampla para perturbar os mecanismos financeiros utilizados por grupos como o Grupo Lazarus.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile