Governo dos EUA vai imprimir dinheiro para evitar inadimplência, afirma Ray Dalio

O investidor bilionário Ray Dalio acredita que o governo dos EUA vai reativar as impressoras de dinheiro para salvar o país da inadimplência de sua enorme dívida.

Em uma entrevista recente com o YouTuber Chris Williamson, Dalio apontou que o governo dos EUA provavelmente recorrerá à desvalorização da moeda para pagar parcialmente sua imensa dívida nacional de US$ 31,45 trilhões.

De acordo com Dalio, o Federal Reserve e suas políticas monetárias rígidas colocaram o país em uma posição em que o governo deve introduzir uma nova rodada de estímulo fiscal para impulsionar a economia e impedir que os EUA entrem em default.

“Então, acho que você está na parte do ciclo em que teve o aperto e depois os dominós começaram a cair. E eu acho que isso vai produzir mais problemas.

Acho que, no final das contas, há muita dívida e estamos aumentando muito rapidamente. Ou essa dívida será paga com dinheiro vivo, caso em que não há muita impressão e assim por diante, ou será ser pago com a impressão de muito dinheiro para facilitar o pagamento.

Acho que, no final, é sempre que eles imprimem muito dinheiro e facilitam o pagamento, mas você tem o valor reduzido do dinheiro.”

Caso o governo norte-americano tome o caminho da desvalorização do dólar, Dalio diz que o país pode entrar em um período de estagflação, ambiente marcado por alta inflação e estagnação econômica.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Ethereum hoje
icon julho 7, 2025

Ethereum hoje: staking atinge máxima histórica com valorização

Escrito por Conny Chu
icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza