Ícone do site Criptonizando

Governo iraniano critica Hamster Kombat, jogo play-to-earn no Telegram

Governo iraniano critica Hamster Kombat, jogo play-to-earn no Telegram

Pexels

O governo iraniano demonstrou oposição ao sucesso do jogo play-to-earn no Telegram Hamster Kombat na região.

O Irã tem passado por um momento de alta inflação, desemprego e sanções ocidentais. Desse modo, a promessa de recompensas em criptomoedas do Hamster Kombat tem atraído um grande público que acredita que poderá contornar esse cenário com o airdrop do game.

No entanto, é justamente essa popularidade que tem gerado preocupação nas autoridades iranianas.

O contra-almirante Habibollah Sayyari, vice-chefe militar do Irã, expressou preocupações sobre o impacto do jogo, classificando-o como parte de uma “guerra branda” contra o país. Em entrevista à agência de notícias IRNA, Sayyari sugeriu que o Hamster Kombat poderia ser usado para distrair a população das eleições presidenciais que se aproximam.

O jornal estatal JameJam também teceu suas críticas, argumentando que o jogo promove “atalhos e ganhos inesperados” para obter riqueza sem esforço, o que poderia impactar o empreendedorismo na sociedade.

Apesar da resistência do governo, dados do Google Trends mostram que, desde maio, as buscas pelo Hamster Kombat ultrapassaram as buscas por Bitcoin no país.

Para os não familiarizados, o Hamster Kombat é um jogo onde basicamente é preciso tocar na tela para gerenciar uma exchange de criptomoedas fictícia liderada por um hamster CEO. Ele já conquistou mais de 200 milhões de jogadores em todo o mundo, representando mais de 20% dos usuários estimados do Telegram.

A equipe por trás do Hamster Kombat anunciou planos para lançar um token nativo na The Open Network (TON) no próximo mês.

Essa estratégia segue o sucesso do Notcoin, outro jogo de cliques no Telegram que lançou seu token em maio e rapidamente alcançou um pico de valor de mercado de mais de US$2 bilhões.

Sair da versão mobile