Ícone do site Criptonizando

Gráficos e análises técnicas realmente funcionam para prever o preço do Bitcoin e das Criptomoedas?

anallise tecnica 2

Muitas pessoas que investem em Bitcoin e Criptomoedas freqüentemente utilizam a análise técnica de uma forma ou de outra. Mas a análise técnica realmente funciona para esse mercado?

A análise técnica pode ser usada para uma infinidade de aplicações. Um investidor pode simplesmente usá-la para verificar o preço em relação ao seu histórico, enquanto traders mais experientes podem procurar os gráficos para desenvolver sistemas de negociação, por exemplo.

Questionar se a análise técnica funciona ou não na criptografia, no geral, é difícil de responder. Negociar e investir, via gráficos e análises técnicas, depende significativamente de quem está aplicando, assim como seus objetivos. O que pode funcionar para uma pessoa, pode não funcionar para a próxima devido a características individuais, interpretações, tendências, metas, etc.

Análise técnica: Determinando probabilidades

Distinguindo Análise técnica de trading, Crypto Nerd disse no forum Reddit:

“A análise técnica é sobre determinar probabilidades. Trading é implementar essa análise dentro de um conjunto de regras (plano de negociação) mais amplo e dinâmico, a fim de obter confiabilidade e extrair lucro de forma consistente de um mercado.”

Em um vídeo, o popular  YouTuber de Criptomoedas Sunny Decree disse:

“Sim, eu acredito que a análise técnica funciona. Não pode dizer exatamente quando e quão alto ou quão baixo o preço vai, mas pode definitivamente aumentar a probabilidade de sucesso no trading. ”

De um modo geral, a utilização de gráficos pode ser bastante útil ao analisar a história de um ativo, permitindo que o espectador avalie se o preço é relativamente alto ou baixo, adicionando assim informações para uma negociação mais bem-sucedida ou decisão de investimento.

A análise técnica na criptografia pode ser útil para o gerenciamento de riscos, fornecendo uma representação visual de quais níveis podem ser apropriados para alcançar em uma negociação, bem como a porcentagem de perda que uma determinada negociação pode suportar. Se uma negociação tem um alto risco sem um ganho potencial suficiente, a negociação pode não valer a pena do ponto de vista de gerenciamento de risco.

Muitos traders também usam a análise técnica no mercado Cripto para tomar decisões específicas, olhando para os gráficos para uma idéia de onde o preço do Bitcoin pode ir, bem como tendências de preços atuais ou futuras. A análise técnica pode ser importante no mundo da criptografia, já que o espaço, em geral, não tem tantos fatores determinando preços, como os mercados tradicionais.

Tudo acontece muito mais rápido no mercado Cripto

Ações de mercado tradicionais, por exemplo, podem ser negociadas com base em análises fundamentais, como movimento de preços em relação a dividendos, relatórios de lucros e outros dados. A criptografia, em muitos aspectos, ainda não está exatamente nesse estágio, possivelmente exigindo uma ênfase maior na análise técnica por si só.

Em 14 de dezembro de 2017, o post do Twitter, John Bollinger, analista técnico e criador do indicador Bollinger Bands, disse que os mercados de criptografia se movem mais rapidamente do que os mercados tradicionais. “Não é que a análise técnica não funcione em criptomoedas; é que as coisas acontecem mais rápido ”, disse ele.

Em resposta, o usuário do Twitter, Dr. Cryptohead, twittou uma opinião de que os mercados de criptografia operam demais na emoção para que a análise técnica seja eficaz.

“Análise técnica é inútil em um mercado controlado por ganância e medo, que acabou de abrir as portas para a adoção em massa. Tente novamente quando atingirmos 10 trilhões em valor”, twittou um usuário.
Alternativamente, Bollinger observou: “As condições de mercado que você descreve são condições perfeitas para a análise técnica. A literatura está cheia de exemplos. ”

Bollinger tem uma longa história e uma vasta experiência em mercados tradicionais e análises técnicas. Faz sentido que Bollinger conheça bem os mercados e a análise técnica, com conhecimentos suficientes para alimentar tal comentário.

Além disso, o sucesso e a eficácia da análise técnica podem depender de onde o mercado se encontra, como TheChartGuys explicou em um tweet de julho de 2018.

O mercado atual não favorece a análise técnica e negociação. É possível, mas mais difícil. Mas esse ciclo de mercado vai passar, só uma questão de quando. Nos últimos 14 meses, vimos 3 ciclos …

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile