A Grayscale Investments, a maior gestora de criptomoedas do mundo, anunciou na quarta-feira que está nomeando o ex-executivo da State Street David LaValle para liderar uma divisão de ETFs.
A notícia é significativa porque sinaliza que a empresa espera que a Securities and Exchange Commission (SEC), que repetidamente negou a aprovação para um ETF Bitcoin, dê a aprovação em um futuro próximo.
Atualmente, a Grayscale gerência dezenas de bilhões em criptoativos em nome dos investidores, e os disponibiliza através de cotas em seus fundos de investimento, como o GBTC. Mas este modelo de negócios poderia estar em risco com a aprovação de um ETF nos Estados Unidos.
Os ETFs, ou fundos negociados em bolsa, são vendidos como ações nas principais bolsas e permitem que investidores de varejo obtenham exposição a determinados produtos financeiros mais facilmente.
De acordo com a David, os ETFs são “uma peça de engenharia financeira” que primeiro ganhou popularidade como uma forma de os investidores comprarem ações no exterior e depois evoluiu para oferecer exposição a commodities.
De acordo com o recém nomeado chefe da Grayscale, o lançamento de ETFs de criptomoedas ocorrerá sem problemas assim que a SEC aprovar o primeiro produto. Até o momento, apenas Canadá, Bermuda e Brasil aprovaram o instrumento.
Ele acrescentou que a Grayscale está bem posicionada para vender ações do ETF assim que a aprovação ocorrer, observando que a empresa já contribuiu com grande parte da infraestrutura técnica e de pessoal necessária.
A empresa está planejando um ETF não apenas para Bitcoin, mas também para Ethereum e várias outras criptomoedas, bem como cestas de criptomoedas. A empresa não é a única planejando lançar um ETF de Bitcoin. Em março, havia pelo menos sete pedidos pendentes na SEC.
David LaValle afirmou que a popularidade de vários ETFs será determinada em grande parte pela taxa que as empresas cobrarem dos seus clientes, bem como pelos custos que pagam para obter as criptomoedas que garantem o título.
Ele acrescentou que isso significa que será crítico para as várias ofertas de ETF ter uma fonte confiável de liquidez – o que implica que a Grayscale estará em boa posição, uma vez que já possui uma grande quantidade de criptomoedas.
Leia mais: Novo projeto americano “pode ser desastroso” para as criptomoedas, afirma EFF