Grayscale vai lançar ETF voltado para empresas de criptoativos na Europa

A Grayscale Investments anunciou hoje que seu ETF Future of Finance será listado na Bolsa de Valores de Londres, Borsa Italiana e Deutsche Börse Xetra.

Um ETF é um fundo negociado em uma bolsa de valores que rastreia o preço de determinado ativo financeiro ou cesta de ativos.

O Grayscale Future of Finance UCITS ETF (GFOF) é uma maneira de os investidores fazerem uma única compra de ações para apostar no desempenho de uma variedade de empresas comprometidas com a criptoeconomia.

O fundo será baseado no Bloomberg Grayscale Future of Finance Index (BGFOF), que acompanha o desempenho de empresas de serviços financeiros “projetadas para serem líderes da economia digital emergente”.

O fundo inclui ações como Robinhood, PayPal, Block e Coinbase, e várias empresas de mineração de criptomoedas e gerenciamento de energia, incluindo Argo Blockchain, Northern Data e Canaan.

O GFOF foi lançado pela primeira vez em fevereiro deste ano na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e atualmente inclui 21 empresas públicas. 

O preço inicial do fundo era de US$ 25,93; no entanto, como as ações das empresas de criptoativos caíram na semana passada, fechou o pregão de sexta-feira em US$ 14,69.

No entanto, a empresa sediada em Connecticut está confiante no valor de longo prazo que o produto oferecerá.

“Na Grayscale, acreditamos há muito tempo que a economia digital será um grande impulsionador para o desenvolvimento e crescimento da economia global”, disse David LaValle, chefe global de ETFs da Grayscale.

O executivo acrescentou que “os investidores europeus agora têm a oportunidade de receber exposição às empresas que são fundamentais para a evolução do sistema financeiro global”.

A Grayscale é mais conhecida por sua seleção de produtos de investimento em criptoativos, incluindo o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), o principal produto da empresa.

Desde fevereiro de 2021, o GBTC vem sendo negociado abaixo do valor de mercado do Bitcoin, que na semana passada atingiu mínimos históricos abaixo de 30%.

Para eliminar o desconto, a Grayscale está pressionando ativamente para converter o fundo em um ETF de Bitcoin para o mercado à vista.

Citando riscos de manipulação de preços e volatilidade do Bitcoin, a agência ainda não aprovou um ETF de Bitcoin.

Ao mesmo tempo, a agência já deu sinal verde para quatro ETFs de Bitcoin vinculados a contratos futuros.

Conforme relatado pela Decrypt, no início deste mês, a Grayscale realizou uma reunião privada com a SEC para persuadir o regulador a aprovar a medida, com o prazo para sua aplicação pendente em 6 de julho.

Leia mais: Esposa de John McAfee culpa governo dos Estados Unidos por morte do marido

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

PolitiFi: Trump e Melania lançam memecoins antes da posse; entenda
icon junho 9, 2025

Memecoin da briga Musk x Trump explode

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoin hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin em alta, mas transações despencam

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon junho 14, 2025

DeFi impulsiona ativos com linha de crédito bilionária

Escrito por Thiago Barboza