Greenpeace pede que BlackRock mude o código do Bitcoin

BlackRock

O Greenpeace, ONG voltada para questões ambientais, fez novas críticas ao Bitcoin (BTC), devido ao alto consumo energético da mineração da criptomoeda. Segundo a instituição, grandes empresas como a BlackRock devem defender uma mudança que supostamente protegeria o meio ambiente.

Segundo relatado, a mineração de BTC já consome mais eletricidade do que países inteiros, fato que é verdadeiro:

“Em 2023, a mineração de Bitcoin consumiu aproximadamente 121 terawatts-hora (TWh) de eletricidade, equivalente ao consumo energético de um país industrial de médio porte, como a Polônia”.

O Greenpeace destacou também que o código das criptomoedas pode ser alterado, citando o Ethereum como exemplo. Em 2022, o Ethereum passou por uma grande atualização que eliminou a mineração da rede.

“O Bitcoin pode, assim como outras criptomoedas, mudar de algoritmo. O Ethereum, a segunda maior criptomoeda do mundo, livrou-se de seu consenso PoW e fez a transição para Prova de Participação (PoS), que reduziu seu uso de energia em 99,95%”.

O documento, que cita especificamente instituições como BlackRock e Vanguard, afirma que as 

“empresas que financiam operações de mineração em grande escala devem defender soluções que protegem o clima e as comunidades”.

Suposto impacto ambiental

Apesar do alto consumo energético, a mineração de Bitcoin pode ser na verdade benéfica para sistemas elétricos. Devido a sua alta competitividade, a mineração é executada principalmente em locais onde a energia seria efetivamente desperdiçada.

Mineradores do Texas, por exemplo, firmaram contratos com usinas elétricas para comprar eletricidade excedente em momentos de baixa demanda. Além disso, petroleiras podem vender gás natural que seria queimado na atmosfera para realizar a mineração de BTC.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon setembro 6, 2024

ChatGPT 4.0 destaca Altcoin com maior probabilidade de superar Avalanche (AVAX) e Polygon (MATIC)

Escrito por João Victor
Arthur-Hayes-Fed
icon setembro 7, 2024

Arthur Hayes prevê queda do Bitcoin

Escrito por João Victor
icon setembro 5, 2024

O interesse geral no novo modelo GambleFi da Rollblock chama a atenção dos apoiadores de Solana e Tron

Escrito por Criptonizando