Ícone do site Criptonizando

Grupo brasileiro imita caso da GameStop e tenta fazer ação em queda bombar

gamestop-brasil-economia-negócios-ações

Como o Brasil nunca dorme em serviço, a modinha de bombar ações de empresas decadentes por meio das redes sociais já chegou por aqui. Um grupo de investidores resolveu adquirir ações de uma empresa que estava em queda por análises negativas e viralizou rapidamente, mudando completamente a realidade.

O movimento, que começou nos Estados Unidos com a GameStop, chamou atenção de todos que estão ligados no mercado de ações. Para quem não conhece, a GameStop é uma rede de games físicos que foi massacrada por analistas. Depois da jogada dos investidores nas redes sociais, as ações da empresa decolaram, numa alta de 120%.

No Brasil, os investidores seguiram o ritmo. Um grupo, por meio da compra coletiva, se reuniu para impulsionar as ações da resseguradora IRB. Os resultados estão começando a aparecer e as ações já subiram 13% nesta quinta-feira (28).

8.000 integrantes no grupo do Telegram

Um grupo no Telegram foi criado nesta quinta-feira (28) e chamou a atenção por seus quase 8.000 participantes em menos de 24 horas. O criador do grupo afirmou que não é nenhum tipo de analista de investimentos e está ali para compartilhar opiniões pessoais e da sua própria carteira de investimentos.

Nas redes sociais, o grupo colocou as ações da IRB no topo das menções, fechando em alta, segundo o BuzzFinanceiro.

Movimento ilícito?

A pergunta que não quer calar: essa atitude não seria algo irregular? A CVM, procurada para comentar sobre o caso, informou que está acompanhando e analisando informações. A mesma ainda ressaltou que medidas cabíveis serão tomadas, caso necessário.

Na manhã desta sexta-feira (29), a autarquia publicou uma nota. No documento, com itens um tanto quanto mais rígidos, um alerta foi lançado informando que esse tipo de atuação pode ser caracterizado como ilícitos administrativos e penais.

De acordo com a CVM, o chamado squeeze configura-se em situações onde um ou mais investidores colaboram, de maneira artificial, para a alta do preço de valores mobiliários.

Dessa maneira, prejuízos a terceiros podem ser causados, auferindo benefícios indevidos para si ou demais participantes do mercado. Definitivamente, é uma das modalidades de manipulação.

O perigo é grande

Os profissionais do mercado ressaltam o perigo que investimentos nessa categoria podem trazer. A verdade é apenas uma: o fato de milhares de investidores comprarem ações de baixa para elevarem seu valor não significa que a empresa se tornará um negócio saudável.

Um exemplo disso pode ser visto no cansaço já obtido pelas ações da GameStop, nesta quinta-feira. O movimento de bombar ações funcionou, porém, afetou diretamente os investidores profissionais que ganham dinheiro apostando na queda de uma ação.

Portanto, o plano de todo esse movimento seria contar com a desvalorização para comprar a ação no mercado por um preço baixo. Posteriormente, a ideia seria vender por um preço maior, lucrando com essa diferença.

O plano costuma funcionar, no entanto, a ação deve, de fato, cair. Caso o papel comece a subir, o especulador terá que comprá-lo por um valor mais alto e acabará tendo que vender o mesmo mais barato, ficando com o prejuízo. O fato foi exatamente o que aconteceu com a GameStop.

Enfim, os investidores que quiserem se arriscar e entrar nessa briga, poderão abrir uma conta em uma corretora brasileira e exterior, ficando de olho nas divulgações que estão rolando pelas redes.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile