Ícone do site Criptonizando

Grupo de hackers ataca sistemas do governo brasileiro

hackers china chineses brasil ataque criptomoeda

Um grupo de hackers chinês está atacando as estruturas do sistema do governo brasileiro, segundo uma pesquisa da Positive Technologies publicada em 31 de outubro.

De acordo com o documento, os criminosos atuam cortando o perímetro da rede e colocam um programa especial para ganharem acesso à rede interna do governo.

A investigação mostrou que o Brasil foi alvo de cerca de 18% dos ataques orquestrados pelo grupo intitulado Calypso, que também tem atacado a Índia (34%), Cazaquistão (18%), Rússia e Tailândia (ambas 12%) e Turquia (6%).

Segundo os dados, todas as organizações governamentais citadas sofreram danos devido aos ataques.

“Esses ataques foram bem-sucedidos porque a maioria dos utilitários que o grupo usa para se deslocar dentro da rede é amplamente usada por especialistas em todos os lugares para administração da rede. O grupo usou utilitários disponíveis publicamente e ferramentas de exploração, como SysInternals® , Mimikatz² ; EternalBlue e EternalRomance³”, disse Denis Kuvshinov, especialista em análise de ameaças da Positive Technologies.

Usando essas ferramentas, os atacantes foram capazes de infectar computadores na LAN da organização e roubaram dados confidenciais, explicou Kuvshinov.

Além disso, o acesso ao sistema também permite que os hackers consigam minerar criptomoedas ou até mesmo criptografar dados confidenciais e pedir resgate em Bitcoin.

O relatório ainda identificou que, em alguns ataques, os hackers acidentalmente divulgaram seus endereços de IP verdadeiros, que pertenciam a provedores chineses.

O Calypso é responsável pela distribuição de pelos menos duas famílias de malwares como o PlugX e o Byeby, que possuem funções que afetam usuários de Bitcoin e criptomoedas em busca de seus ativos digitais.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile