Ícone do site Criptonizando

Guerra fria vai criar um novo sistema monetário, afirma economista

China vs EUA

China vs EUA

Rivais estratégicos dos EUA vão se afastar do dólar e criar um sistema monetário de reserva global “bipolar”, afirmou o economista Nouriel Roubini.

Em uma série de novas entrevistas, Roubini afirmou que não há dúvida de que a China, a Rússia e seus aliados querem criar um sistema monetário alternativo que não utilize o dólar.

“Infelizmente, a guerra fria entre os EUA e a China está ficando mais fria a cada dia. É claro que os rivais estratégicos dos Estados Unidos – China, Rússia, Irã ou Coréia, Paquistão e seus próprios amigos e aliados, querem construir um sistema monetário econômico alternativo e um sistema monetário de reserva global porque estão preocupados com as sanções que os EUA, Europa e outros podem impor.

Os chineses têm US$ 1 trilhão de dólares em reservas. E, portanto, eles vão avançar na direção de propor o RMB como uma alternativa ao dólar americano e, gradualmente, passaremos de um sistema monetário de reserva global unipolar para um bipolar”.

Roubini mencionou que o processo não acontecerá da noite para o dia, mas o resultado final reduzirá o crescimento global a um ritmo mais lento e aumentará o custo de produção de bens nos EUA.

Quanto às recentes consequências no sistema bancário dos EUA, Roubini diz que a crise está longe de terminar e que uma recessão está no horizonte.

“Acho que o pior em termos de estresse bancário severo ainda está à nossa frente e é claro que essa crise de crédito reduzirá significativamente o crescimento econômico. 

Eles emprestam para PMEs, eles emprestam para famílias, eles emprestam para imóveis comerciais e residenciais. A crise de crédito vai levar a economia dos EUA a uma recessão ainda este ano.”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile