Ícone do site Criptonizando

Há 13 anos, Satoshi Nakamoto deixava sua última mensagem pública

Satoshi Nakamoto - Bitcoin

Já se passaram 13 anos desde que Satoshi Nakamoto, o anônimo criador do Bitcoin, deixou suas últimas palavras públicas no fórum Bitcointalk. Em 26 de abril de 2010, em uma postagem aparentemente comum sobre prevenção de ataques de negação de serviço (DoS), Satoshi silenciosamente se afastou dos holofotes. 

Ele deixou para trás uma moeda digital e uma comunidade que cresceria além da imaginação da maioria das pessoas. A última mensagem de Satoshi afirmava sobre a necessidade de melhorar os softwares do Bitcoin contra ataques de DDoS.

No entanto, uma conta associada à Satoshi fez um breve comentário de 5 palavras em 2014. Isso para supostamente proteger um inocente. Em meio a intensas especulações da mídia sobre a identidade de Satoshi, uma mensagem apareceu em um perfil da P2P Foundation vinculado a ele, afirmando: 

“Eu não sou Dorian Nakamoto”. 

Esta foi uma referência direta à reação causada por uma afirmação da Newsweek de que Dorian Nakamoto, um residente da Califórnia, era Satoshi.

Este ressurgimento passageiro, envolto em ambiguidade, deixou a comunidade com dúvidas sobre a autenticidade da mensagem e as intenções por trás dela. 

A saída de Satoshi do desenvolvimento do Bitcoin tem sido motivo de especulações. Foi um movimento calculado para manter intacto o espírito de descentralização do Bitcoin? Ou será que as preocupações com a privacidade, a segurança ou potenciais questões jurídicas levaram ao seu desaparecimento?

O que está claro é que o desaparecimento de Satoshi fez com que o Bitcoin evoluísse como um projeto descentralizado.

Sair da versão mobile