Hack expõe dados de usuários de carteira de Bitcoin de El Salvador

Um hack de dados que expôs informações pessoais de mais de 5 milhões de salvadorenhos foi vinculado à Chivo, a carteira de Bitcoin do governo. 

O banco de dados, disponível para compra em diversos canais desde agosto, foi vazado recentemente.

O arquivo, que contém mais de 144 GB de dados, inclui nome completo, número de identidade único, data de nascimento, endereço, telefone, e-mail e foto de cada cidadão nele incluído. 

De acordo com Databreaches, os dados vazados foram obtidos de um backup na nuvem de Alejandro Muyshondt, ex-assessor de segurança nacional. 

Muyshondt foi capturado em agosto por supostamente vazar informações para ajudar o ex-presidente salvadorenho Mauricio Funes a fugir da justiça e sair do país. 

A carteira Chivo foi lançada em 2021 e imediatamente teve grande popularidade devido aos bônus que o governo do presidente Nayib Bukele ofereceu a cada cidadão registrado (US$ 30 em BTC).

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Eventos econômicos podem definir rumo do Bitcoin esta semana
icon junho 12, 2025

Clarity Act avança: nova era para o Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 6, 2025

Jovens priorizam criptomoedas: o adeus à poupança?

Escrito por Thiago Barboza
stablecoins
icon julho 7, 2025

Stablecoins explodem: dólar domina o futuro

Escrito por Conny Chu