O Ethereum Classic (ETC), uma das 30 principais criptomoedas por capitalização do mercado, sofreu outro ataque de 51% em menos de uma semana.
O hacker investiu ETC 807.260, cerca de US$5,6 milhões, para atacar a rede Ethereum Classic e adquirir o poder de hash.
Foi o segundo ataque a rede em menos de uma semana, o hacker recebeu ETC 13.000 como recompensa de mineração em bloco.
A empresa de inteligência de dados de blockchain, Bitquery, divulgou uma análise detalhando as etapas que o invasor tomou para realizar o ataque de 51%.
As etapas revelaram um planejamento cuidado e um conhecimento de arquitetura blockchain do Ethereum Classic, permitindo que a exploração de milhões de dólares fosse concluída sem alertar imediatamente a rede, conforme reportou o Decrypt.
O hacker enviou as criptomoedas de uma exchange para suas próprias carteiras e depois voltou a exchange original da ETC.
Utilizando mais de 51% do poder de hash do ETC disponível, o hacker extraiu milhares de blocos, alguns contendo transações enviando o ETC para outras carteiras que ele controlava.
O hacker passou mais de 12 horas enviando ETC para a exchange para ser vendido ou convertido em outra criptomoeda.
A análise da Bitquery indica que o invasor gastou menos de US$200.000 para realizar a mineração.
“Hoje, outro grande ataque de 51% ocorreu no #ETC o que causou uma reorganização de mais de 4000 blocos. Até novo aviso, os pagamentos do pool da ETC estão desativados e incentivamos todos os nossos mineradores a mudar para o #ETH pool em http://ethermine.org enquanto isso”.
Today another large 51% attack occurred on the #ETC which caused a reorganization of over 4000 blocks. Until further notice ETC pool payouts are disabled and we encourage all our miners to switch to our #ETH pool at https://t.co/f8Px6gGJiM in the meantime.
— Bitfly (@etherchain_org) August 6, 2020
Um ataque de 51% acontece quando uma pessoa ou um grupo obtém o controle da maioria da energia de mineração em uma rede blockchain.
Isso significa que eles podem gastar duas vezes e reverter transações, impedindo outros usuários da mineração. Mas não permite que os hackers roubem as moedas de outros.
Qualquer ataque de 51% é um sinal preocupante para o setor de criptomoedas, mas a natureza pública da blockchain e as investigações meticulosas podem oferecer esperanças.