Hackers de criptomoedas estão mirando brasileiros, afirma Google

Trezor

O Google publicou um relatório apontando que hackers de diferentes países estão buscando aplicar golpes financeiros e de criptomoedas em usuários e empresas brasileiras.

Os golpes são variados, envolvendo ataques de ransomware, fraudes de cartão, roubo de chaves privadas e até mesmo golpes envolvendo o Pix.

A gigante da tecnologia destacou a influência crescente do Brasil no mercado digital:

“À medida que a influência do Brasil cresce, seu impacto digital também aumenta, tornando-o um alvo cada vez mais atraente para ameaças cibernéticas provenientes tanto de atores globais quanto domésticos”.

O Google apontou que grupos norte-coreanos demonstraram grande interesse em empresas brasileiras:

“Grupos apoiados pelo governo norte-coreano, por exemplo, demonstram um grande interesse em empresas de criptomoedas brasileiras, no setor aeroespacial e de defesa, e em alvos governamentais”.

Um golpe que se disseminou foi o chamado “GoPix”, um malware que substitui o endereço de envio de uma transação por uma chave controlada pelo hacker:

“A funcionalidade relatada desse malware inclui a capacidade de sequestrar a funcionalidade da área de transferência para transações Pix ou de criptomoedas, substituindo a string do Pix ou o endereço da carteira por um controlado pelo atacante.”

O Google destacou estar comprometido em apoiar a segurança online dos seus usuários:

“No Google, estamos comprometidos em apoiar a segurança dos usuários online em todo o mundo e continuaremos a tomar medidas para interromper atividades maliciosas, protegendo nossos usuários e ajudando a tornar a internet segura para todos.”

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Vietnã deseja se tornar líder regional em tecnologia blockchain até 2030
icon outubro 24, 2024

Vietnã deseja se tornar líder regional em tecnologia blockchain até 2030

Escrito por Sabrina Coin
Ex-gerente do Bradesco é investigado por desvio de R$ 30 mil de conta de idoso falecido
icon outubro 24, 2024

Ex-gerente do Bradesco é investigado por desvio de R$ 30 mil de conta de idoso falecido

Escrito por Sabrina Coin
Michael Saylor
icon outubro 24, 2024

Michael Saylor destaca importância da auto-custódia após ser criticado

Escrito por João Victor