Ícone do site Criptonizando

Hackers invadem sistema da Faculdade de Tecnologia no Ceará fazendo vestibular ser adiado

A Faculdade de Tecnologia em Fortaleza (CENTEC), apoiado pelo Governo do Ceará, teve uma invasão hacker no dia 27 de outubro, conforme notificou a instituição.

A CENTEC sofreu um ataque de ransomware, o hacker sequestrou os dados dos servidores e cobrou o resgate em bitcoin.

Conforme reportou o Portal Bitcoin, a ação afetou o período de inscrições para o vestibular 2020, que foi prolongado até 05 de dezembro.

Os arquivos de backups, aplicações e banco de dados ficaram inacessíveis por conta da invasão do hacker.

A CENTEC declarou que “os boletos gerados no período de 03/10/2019 a 11/11/2019, que não foram pagos, estão cancelados.

No Brasil nos últimos 15 meses as entidades: Porto de Fortaleza, Câmara Municipal de Palmas, Hospital Santa casa de Pirajuí, sofreram com os crimes de sequestros cibernéticos.

O ataque de ransomware consistem em um vírus malicioso, que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia.

Empresas do setor privado também já sofreram com esses ataques, uma loja de produtos para bebês em Campo Grande (MS), teve seu sistema de computadores comprometido e os hackers solicitaram o pagamento em bitcoin.

Em 2017, foram mais de 10 mil computadores invadidos em todo o mundo, com o Ransomware Petya, impedindo o acesso a contas e arquivos pessoais e de trabalho.

O Petya pode ser espalhado por e-mail através de documentos Office, onde os documentos são baixados e assim espalhados pelo computador.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile