Ícone do site Criptonizando

Halving do Bitcoin pode acontecer antes do esperado

bitcoin preço volatilidade criptomoedas

É possível que o halving do bitcoin aconteça antes do esperado. O evento, que está previsto para 16 de maio de 2020, pode acontecer um mês antes, em abril, devido à rápida aceleração na taxa de hash da rede.

Entendendo a taxa de hash

A taxa de hash é um parâmetro que fornece a medida do número de cálculos matemáticos que uma determinada rede pode executar por segundo.

A mineração de criptomoedas depende da taxa de hash para adicionar as transações de bitcoin e adicioná-las à lista de um determinado bloco.

Quanto maior a taxa de hash, maior a chance de que o minerador valide novos blocos e receba a recompensa do bloco associado.

Por que o halving pode acontecer mais cedo?

Ao longo de 2019, a taxa de hash da rede bitcoin teve uma aceleração expressiva, quebrando recordes sucessivamente.

A hashrate foi de cerca de 41 quintilhões de hashes por segundo em 1° de janeiro, para 97,5 quintilhões de hashes por segundo na última terça-feira (10).

Isso representa um aumento de cerca de 130% na taxa de hash, e como citado anteriormente, quanto maior a taxa, mais rápida a rede adiciona novos blocos.

Por isso, diversos membros da cripto comunidade já disseram acreditar que o halving do bitcoin pode acontecer antes do esperado, como afirmou “Hodlonaut”, famosa figura no espaço cripto e conhecido por começar a iniciativa Lightning Torch.

“Pela maneira com que a taxa de hash está acelerando, o halving vai acontecer em abril de 2020, não em maio”, afirmou.

Halving do Bitcoin

Considerado um dos eventos mais importantes para o bitcoin, o halving acontece a cada quatro anos e impulsiona o crescimento e valorização do ativo.

O Bitcoin foi projetado com um limite 21 milhões de unidades que podem ser mineradas. No entanto, a cada quatro anos a taxa de emissão através da mineração vai diminuindo.

Quando cerca de 210 mil blocos da criptomoeda são minerados, acontece o halving, que diminui em 50% essa taxa de emissão.

Atualmente, a taxa de recompensa pela mineração de Bitcoin, que utiliza Proof of Work (PoW), é de 12,5 BTCs por bloco, mas com a redução em 2020, a recompensa por bloco minerado passará a ser de 6,25 BTCs.

Essa redução vai resultar na queda da produção diária de Bitcoin de 1.8000 para 900. Contudo, além de retardar a produção de bitcoin, o halving tem o objetivo de evitar a inflação.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile