Ícone do site Criptonizando

Hold vs Transações: Estudo mostra porcentagem de Bitcoins usados em pagamentos

bitcoin hodlr 2019

Apesar do entusiasmo pela alta do Bitcoin, há um problema que parece estar sendo ignorado a respeito da criptomoeda.

Embora seu criador, Satoshi Nakamoto, tenha desenvolvido a moeda para transações cotidianas, como a compra de café numa padaria e coisas do tipo, uma pesquisa realizada pela Chainalysis, baseada nos primeiros quatro meses de 2019 mostrou que apenas 1,3% das transações de Bitcoin vieram de pagamentos.

Isso mostra que, apesar do potencial da criptomoeda, a economia do BTC ainda é basicamente especulação, já que pouquíssimas pessoas estão utilizando este meio de pagamento. Os outros 98,7% do volume de transações está todo em tradings (ou trocas).

“A atividade econômica do Bitcoin continua a ser dominada pelo comércio de câmbio. Isso sugere que o principal caso de uso do Bitcoin permanece especulativo, e o uso mainstream do Bitcoin para as compras diárias ainda não é uma realidade.”

Kim Grauer para a Bloomberg

BTC precisa de impulso

Para Olga Kharif, em relatório do Bloomberg, falta impulso “para que o Bitcoin seja considerado uma alternativa eletrônica viável ao dinheiro”.

No entanto, a colunista relata que os entusiastas de BTC desenvolveram uma cultura de ‘hodlers’, que estão preferindo guardar e acumular seus fundos, ao invés de gastá-los.

Contudo, é possível que o novo movimento do mercado estimule essa mudança de comportamento por parte dos investidores.

Desde janeiro, o preço do Bitcoin teve uma alta de mais de 130%, chegando a atingir US$ 9 mil nesta quinta-feira (30).

“Os consumidores na América geralmente gastam mais quando o preço do Bitcoin sobe.”

Sonny Singh, diretor comercial da BitPay

A atividade geral dos comerciantes ainda esteja abaixo da alta histórica do final de 2017, quando os serviços comerciais representaram 1,5% da atividade total da Bitcoin.

Em 2018, com o estouro da bolha do mercado, o preço do Bitcoin caiu, levanto junto a porcentagem de uso nos estabelecimentos comerciais, que foi para 0,9%.

Agora, a moeda está em um movimento de recuperação, como pode ser visto no gráfico abaixo:

A porcentagem de transações relacionadas com trocas este ano, entre janeiro e abril, ficaram apenas um pouco abaixo em relação ao ano passado. Foram 89,7% em 2019, em comparação à 91,9% em 2018.

De acordo com Kyle Samani, cofundador da Multicion Capital Management, o Bitcoin não deve ser usado em comércio tão cedo.

Atualmente, grande parte da atividade de pagamento usando Bitcoin é feita na dark web, já que é mais fácil encobrir rastros de atividades ilegais assim.

Jeff Dorman, diretor de investimentos da Los Arca, disse em e-mail à Bloomberg que não acredita que o Bitcoin chegará a ser tratado como dinheiro.

Segundo ele, o Bitcoin “não precisa ser dinheiro para ser um sucesso”.

“Muitas tecnologias excelentes acabam sendo estrategicamente importantes sem cumprir seu roteiro inicial.”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile