Homem exige US$ 5 milhões em criptomoedas para não iniciar incêndio florestal

Incêndio na Austrália

Um homem australiano entrou em contato com o serviço de emergência de Queensland, Austrália, e exigiu um pagamento de US$ 5 milhões em criptomoedas para não iniciar um incêndio florestal no país.

Caso o pagamento não fosse realizado em 3 dias, um incêndio proposital seria iniciado. No entanto, o valor pedido não foi pago.

A Austrália é conhecida pelos seus incêndios naturais devido ao clima quente e seco do país. Entre 2019 e 2020, cerca de 3 bilhões de animais e dezenas de seres humanos morreram devido aos incêndios.

Investigação do caso

A extorsão teria ocorrido em outubro de 2022. Após isso, uma extensa investigação ocorreu para identificar o culpado, que foi identificado somente esta semana. 

“Após uma extensa investigação, os detetives executaram um mandado de busca em um endereço [na cidade de] Bundoora na semana passada, onde apreenderam vários itens, incluindo dois computadores e um telefone”, como destaca o MirageNews.

O homem, no entanto, foi solto após pagamento de fiança, e será julgado em agosto de 2023.

Devido a natureza anônima ou pseudo-anonima das criptomoedas, é fato que elas facilitam estes tipos de crime. Cabe a sociedade se adaptar para punir devidamente aqueles que utilizam a tecnologia contra a vida de outras pessoas.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Bitcoin bilionário: novo plano para acesso a tesouro perdido

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon julho 7, 2025

Ethereum hoje: staking atinge máxima histórica com valorização

Escrito por Conny Chu