Ícone do site Criptonizando

Homem que prometia minerar Bitcoins é preso com mais de US$2 milhões; Equipamentos não existiam

holandes preso bitcoin-consul-assassinato-lavagem-de-dinheiro-brasil-stj

Um Holandês de 33 anos de idade foi preso por fraude na mineração de bitcoin após ter ganho mais de 2 milhões de dólares com o golpe.

O departamento de investigação da autoridade fiscal holandesa, FIOD, anunciou a notícia na última segunda-feira, dizendo que o homem era diretor de duas empresas privadas, onde ele convenceu cerca de 100 pessoas a comprar equipamentos para minerar bitcoins que ele na verdade nunca adquiriu.

O homem é acusado de fraude, falsificação e lavagem de dinheiro, informou o departamento, acrescentando que ele supostamente gastou dinheiro de investidores em itens de luxo, como carros, motos, viagens e jogos de azar.

O suspeito iniciou seus negócios em 2017, prometendo aos investidores um retorno de cerca de 0,3 bitcoins por mês (atualmente, cerca de US$ 2.389). Quando os investidores perceberam que não iriam recuperar seus investimentos e que havia algo errado, vários deles começaram a apresentar queixas.

Em novembro de 2018, o FIOD e a polícia invadiram as instalações domésticas e comerciais do suspeito e apreenderam mercadorias caras, como bolsas, sapatos e uma bicicleta.

O FIOD disse que combater a lavagem de dinheiro é a prioridade do governo, já que é um crime “muito sério”.

No início deste ano, autoridades financeiras holandesas estavam planejando um esquema de licenciamento para empresas de criptomoedas para evitar lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

O De Nederlandsche Bank (DNB), banco central do país, e a Autoridade Holandesa para os Mercados Financeiros sugeriram que as corretoras de criptomoedas do país devem ser licenciadas, pois esses ativos digitais carregam “altos riscos de crimes financeiros”.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile