Ícone do site Criptonizando

IBM e bancos australianos testarão uso de blockchain no varejo

blockchain tecnologia

Os três maiores bancos australianos disseram que testarão uma nova plataforma de garantia bancária para lojistas que usa um banco de dados compartilhado, alegando que o projeto marcará o primeiro uso mundial de tecnologia blockchain para processar finanças de varejo.

Segundo reportagem do Exame, o Commonwealth Bank da Austrália, Westpac Banking e o Banking Group da Austrália e Nova Zelândia estão se associando com o proprietário do shopping Westfield, o Scentre Group, para testar o uso do software da IBM para processar contratos de financiamento na mesma rede.

Os varejistas usam garantias, normalmente emitidas manualmente e em papel, para assegurar que o proprietário – a Scentre, neste caso – possa pagar o aluguel independentemente das vendas. Os bancos responsáveis pelo teste acreditam que mudar para blockchain pode reduzir o tempo de processamento de um mês para um dia e reduzir o risco de fraudes.

Embora o projeto seja um teste, ele representa um passo em direção a bancos e clientes que adotam o blockchain, um conceito descentralizado de manutenção de registros conhecido por hospedar pagamentos em criptomoedas, mas ainda confinado a experimentos no mundo dos negócios convencionais.

“Com base em algumas questões e feedback que tivemos através de outras instituições financeiras e também da rede da IBM, esta é a primeira”, disse Nigel Dobson, diretor de banco digital da ANZ, por telefone nesta quinta-feira.

“É para um caso de uso relativamente restrito, mas o escopo para expandir o conjunto de produtos que pode ser armazenado e mantido, gerenciado e protegido na rede é bastante significativo, mesmo além das garantias (bancárias)”.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile