Ícone do site Criptonizando

Índice de Dominância do Bitcoin ultrapassa 53% em alta do mercado

Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH): analistas apontam o que esperar para as criptomoedas

O bitcoin vem passando por uma recuperação notável desde o início de 2023. O preço do criptoativo praticamente dobrou desde o início do ano. Outra métrica que foi impulsionado por esta alta é o Índice de Dominância do Bitcoin (BTC.D), que está em 53% no momento de redação deste artigo.

O Índice de Dominância é resultado da divisão da capitalização do Bitcoin pela capitalização do mercado total de criptomoedas, multiplicado por 100. Este cálculo fornece um índice que vai até 100% e indica a participação do bitcoin em todo o mercado.

Confira abaixo o gráfico da métrica:

Índice de Dominância do Bitcoin (BTC.D). Fonte: Tradingview.

Queda histórica do índice

Até o começo de 2017, o Bitcoin dominava cerca de 95% do mercado. No entanto, este valor caiu drasticamente ao longo dos anos, à medida que outros criptoativos ganhavam valor de mercado.

Se o padrão histórico continuar se mantendo, o índice deve permanecer em alta até o fim deste ciclo de dois anos de baixa, que pode recentemente ter acabado. Em eventuais máximas históricas, o mercado de criptoativos deve ser impulsionado, fazendo com que o índice caia novamente.

Se a tendência histórica permanecer, o bitcoin deve seguir perdendo espaço de mercado ao longo dos anos.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile